O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


Título: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Páginas: 254
Editora: Intrínseca

   Olá pessoas do mundo inteiro!
Hoje a resenha vai ser sobre um livro que eu comecei a ler com expectativas ao extremo. 
SINOPSE: O livro de Matthew Quick é narrado em primeira pessoa por Pat Peoples, um ex-professor que acredita ter 30 anos, e que perdeu tudo: sua casa, seu trabalho, e sua esposa. E agora se encontra vivendo novamente com seus pais, depois de passar supostamente oito meses em uma instituição psiquiátrica. Pat não se lembra do que fez para ser mandado para aquele "lugar ruim" , o que lembra é que sua esposa Nikki, quis que que ficassem um "tempo separados" . Apesar de um pai que se recusa a falar com ele, a esposa que nega-se a revê-lo, e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está completamente decidido a reorganizar as coisas e fazer com que o "tempo separados" acabe. Porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida..
  Bem, como eu já disse aqui em cima, minhas expectativas estavam realmente altas sobre esse livro. Já havia visto ele em várias resenhas e todas o avaliavam com cinco estrelas. Então, estava óbvio que esse livro deveria ser muito bom.  
  Pat acabou de sair de uma clínica psiquiátrica, embora não saiba o porquê de ter ido parar lá. Agora, a única coisa que ele quer é reconstruir sua vida. Quer ser um homem melhor, um marido melhor para sua amada Nikki. E isso envolve uma rotina intensa de malhação, e um lema: É melhor ser gentil em vez de ter razão. De início, eu não entendi muito bem o livro. Pois ele é contado como um diário de Pat. Ou melhor, ler o livro é como se estivéssemos dentro da cabeça dele. Então, além dos fatos também nos permite entender como Pat se sente e o que se passa em sua mente. E isso, é realmente muito legal.



   A história é leve e a narrativa bem simples, o protagonista é um personagem incrível. Um homem adorável - e um tanto quanto ingênuo - que acredita realmente que em todas as coisas da vida, existe um lado bom. Acho que um dos melhores que já "conheci". Pat acredita seriamente que a vida dele é um filme. E o diretor é, ninguém mais ninguém menos, que Deus. Acredita que essa fase ruim é só a parte que vem antes do "Felizes Para Sempre" como em todos os filmes. Pat é doce, gentil, e principalmente otimista. É engraçada forma com que eu fiquei me perguntando como ele poderia ser assim tão ingênuo em acreditar que as coisas poderiam ter um "final feliz" mesmo com tudo pelo o que ele lutou dando errado.
"Não quero ficar em um lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes."  (Pág. 8)
   E esse lema de ser gentil em vez de ter razão meio que o faz se tornar amigo de Tiffany. Que é uma mulher linda, sarcástica, misteriosa, manipuladora e divertida.Tiffany esta, que, perdeu o marido para um acidente de carro e ao contrário de Pat, não tem nada de otimista na vida. No entanto, mesmo com esse jeito de "mulher durona que não liga pra nada", no fundo, Tiffany tem um coração muito bom e só quer ajudar Pat a retomar a sua vida normal. E ela realmente ajuda. Mas, com algumas condições.
   Outro personagem também muito emocionante é Jeanie Peoples, mãe de Pat, que ao contrário de seu pai, é gentil e ama seu filho mais do que tudo. Luta por ele e o defende. E olha com carinho para seus momentos insanos e tenta o ajudar da melhor maneira possível.
“O mundo encontrará várias e várias maneiras de te machucar, mas você vai encontrar uma pessoa que te traga tanta felicidade e que te ame tanto que as feridas do mundo não vão mais te atingir, porque ela te protege, ela te ama, e acima de tudo você ama ela.”
   Isso é tudo, pessoal. O Lado Bom da Vida é um livro é muito legal, com todo esse romance, loucura e Kenny G. Também achei muito bonita a confiança de Pat em Deus. A forma como ele conversa com Ele como se fossem amigos muito íntimos é linda. Espero que tenha gostado da resenha desse livro marcante.

Até mais!





27 comentários:

  1. Olá Carla
    Eu adoro essa história, tanto a do livro quanto a do filme,e acho que os atores foram escolhidos perfeitamente. Sua resenha ficou maravilhosa e até me deu vontade de reler. Tudo é muito lindo, louco e apaixonante nesse enredo hein?!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já tive uma experiência com outro livro do autor e achei divina a escrita dele, acho de fácil entendimento e que serve para todas as idades. Ainda anão li esse livro. Mas pretendo ler e também ver o filme, que parece está super bacana. Já fazia tempo que não lia resenhas dessa obra que nem sabia mais do que o livro se tratava com clareza. Adorei rever e espero conseguir ler em breve. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Ola Carla lindona, menina eu já tentei ler esse livro mas a leitura não fluiu, achei o livro tão parado e isso faz que eu desanime. Mas fico feliz em saber que a leitura foi gratificante para você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, acho que eu gostaria desse livro, principalmente pelo ponto que você apontou a respeito da confiança integral do protagonista em deus. Também me chamou atenção a forma de narração, na qual nos sentimos dentro da cabeça do personagem, acho que eu adoraria conhecer essa história, vai para a lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  5. Adoro este livro e sou mega fã do autor. Interessante você achar a questão do Pat e Deus bonita, porque na verdade eu achei um pouco irônico da parte do autor. Mas no livro funcionou bem.
    Você já leu outros livros do Matthew? São todos excelentes.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla.
    Eu li esse livro no finalzinho do ano passado e eu até que gostei da leitura. Só que eu tinha muitas expectativas e isso atrapalhou um pouco por que o livor não foi tudo o que eu esperava, embora tenha sido bom. Concordo com suas palavras e agora eu também quero ver o filme.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Eu tenho bastante interesse em ler esse livro, pois já assisti o filme e gostei. E como sempre, imagino que o livro seja bem melhor.
    Essa questão das loucuras deles (pelo menos no filme) eu adoro. É um tema que eu curto demais, e sendo o livro um diário do Pat, acho que é uma combinação interessante.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá amoreca tudo bem¿
    Já vi muitassss resenhas desse livro... e até tenho ele pra ler aqui em casa... mais ainda não chegou o momento pra ser bem sincera... Embora eu adoreee essa capa e o enredo da história de Pat e Nikki.
    Bom – sua resenha está muito boa, parabéns.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Eu já ouvi muitas pessoas falarem bem desse livro como também do filme. Confesso que não tenho interesse nenhum em ler. Sei lá, apenas não me interessei muito pela obra. Fico feliz que vc tenha gostado da obra e que a leitura foi maravilhosa e proveitosa pra ti. Eu acho a capa desse livro realmente bonita! Quem sabe eu não leia mais p frente?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Quando li esta obra não tinha as expectativas lá muito altas, mas para minha surpresa gostei muito deste livro que soube ser tocante e ao mesmo tempo me garantiu muitas risadas com os momentos vividos pelo Patt. Foi impossível não sentir o desespero dele, ao sabermos um pouco mais sobre o seu passado. E claro, torci profundamente pelo romance da história e mais uma vez acreditei que o amor faz sofrer, mas também cura. Adorei sua resenha, pois consegui relembrar este clássico.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carla.
    Esse livro nunca me chamou a atenção, tanto que nem o filme assisti até hoje. Não sei exatamente porque, já que livros que abordem algum tema psicológico me chamam a atenção instantaneamente. Esse simplesmente não colou.
    Mas achei interessante ver o otimismo do protagonista. Mesmo passando por momentos difíceis ele ergue a cabeça e encara tudo com com otimismo.
    Não é um livro que eu leria, mas vou tentar me arriscar com o filme.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  12. olá Carla,
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti ao filme e lembro que achei a história muito legal. Gostei de conhecer um pouco do livro e me agradou bastante saber que Pat tem bastante confiança em Deus. Além disso que ele tenta ver o lado bom das coisas, eu me sinto assim, às vezes.
    Acho que não vou mais adiar essa leitura e vou ler logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Li o livro depois de assistir ao filme. O que realmente não foi legal porque ficava comparando os dois. Tipo: "essa cena não tem no filme, não foi assim que aconteceu...." foi horrível a sensação. Mas, quando deixei de lado esse detalhe é comecei a pensar apenas no livro simplesmente me apaixonei. Desde de então amo esse escritor. Já li outro livro dele e também tive a mesma sensação. 😊
    Parabéns, pela resenha !

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Li o livro depois de assistir ao filme. O que realmente não foi legal porque ficava comparando os dois. Tipo: "essa cena não tem no filme, não foi assim que aconteceu...." foi horrível a sensação. Mas, quando deixei de lado esse detalhe é comecei a pensar apenas no livro simplesmente me apaixonei. Desde de então amo esse escritor. Já li outro livro dele e também tive a mesma sensação. 😊
    Parabéns, pela resenha !

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Essa é a primeira resenha que vejo sobre esse livro é confesso que seu enredo não me atraiu muito. Mesmo você tenho curtido a leitura e dito que várias outras pessoas gostaram não é um gênero que me agrade muito.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu não cheguei a ler o livro, mas conferi o filme sobre a adaptação e gostei. É claro que a adaptação sempre sofre alguma modificação, mas em todo foi bem legal. Quanto ao livro, eu ainda não conheço nenhum dos livros publicados do autor, e espero ler mais sobre eles.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oiee Carla ^^
    Eu até que gostei deste livro, mas esperava bem mais, levando em consideração que já tinha visto o filme e gostado (normalmente faço o contrário, pois sei que os livros quase sempre são melhores que suas adaptações), então tinha expectativas altas. Não consegui gostar dos personagens do livro, e algumas partes foram cansativas para mim...
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu assisti o filme que foi baseado no livro e, apesar de ter gostado da história, fiquei um pouco desanimada para ler depois de assistir. Sua resenha me deixou curiosa, porque gostei do protagonista, mas ele parecia um pouco diferente no filme. Espero conseguir ler em breve :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oie Carla, tudo bom? Que bom saber que gostou tanto desse livro! O Lado Bom da Vida figura entre meus favoritos, e lendo sua resenha fui me lembrando da minha própria experiência com a leitura. Amooo demais o Pat e a Tiffany juntos! Dois maluquinhos <3 Quero muito reler ainda esse ano, e espero conseguir.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro e fiquei muito apaixonado pelo autor, até ousei dizer que ele era meu preferido de todos os tempos mas MDS, aquele outro do Leonard é em chatinho, mesmo. Embora eu tenha gostado. Sei lá, tô doido. Mas acho ele um bom autor, escreve bem pacas e pá. E menina amei que a barrinha da tela completa o menu, achei genial. Beijooooos.

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu já li diversos comentários negativos acerca dessa obra e isso fez com que eu desanimasse a ler, mas depois de descobrir mais sobre o que se trata o enredo, fiquei muito curiosa para conhecer a fé e o otimismo do protagonista. Achei bem importante a forma como o autor criou Pat e acredito que esse comportamento pode influenciar positivamente muitas pessoas, por mais que, às vezes, ele tivesse alguns devaneios. Esse é um livro que, com certeza, quero ler e conhecer, independente dos comentários que lerei e ouvirei sobre ele.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  22. Oii :)
    Eu já vi esse filme e sou apaixonada por toda a história, mas sempre ouço falar que mesmo tendo visto o filme, vale a pena ler o livro que é muito mais sensacional ainda!
    Eu gosto muito dessa proposta e do contraste dos personagens principais. E Pat realmente é um personagem pra se amar nessa vida. Não tinha imaginado essa parte toda de Deus dirigir a vida dele, mas parece que é um toque especial na personalidade dele e que interfere bastante durante a narrativa.
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla,
    Eu sou realmente apaixonada por esse livro. Amo os personagens e a forma de Pat de ver o mundo, dá vontade de pegar ele no colo e levar para casa hehehe
    Amei o filme também. Você já assistiu?
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Até hoje não assisti o filme nem li o livro, acredita?
    Parece que você iniciou a leitura meio sem entender o livro mas ao longo da história ele te conquistou, ne?
    Bom que suas expectativas foram alcançadas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Eu acho o filme muito amorzinho, mas nunca peguei a obra pra ler, situação que tenho que mudar. É realmente uma história bem marcante, bem humorada e que passa várias lições de vida pra gente. Quero muito ler o livro :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Carla,
    Li apenas um livro do Matthew, Garoto 21... E já serviu para que me apaixonasse pela escrita dele. O lado bom da vida tenho aqui em casa a alguns anos, mas nunca tive interesse o suficiente para pegá-lo para ler, mas também são tantas resenhas contraditórias que nem sei mais o que pensar, confesso que ler sua opinião positiva me deu uma leve vontade de pegar logo ele e ver o que eu mesma irei achar da leitura.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  27. OI Carla, me sinto um pouco ET por conta deste livro, pois sempre leio maravilhas sobre ele, e até hoje não me empolguei em ler ou até mesmo ver o filme. Não me pergunte o porquê. Uma coisa que me chamou atenção na sua resenha foi o destaque que você deu para a forma com que Pat conversa com Deus. Isso é tão particular de cada um que encontrar isso em um livro é especial.
    Bjs!

    ResponderExcluir