HQ Dom Casmurro - Machado de Assis (Ivan Jaf e Rodrigo Rosa)

   
Título: Dom Casmurro (HQ)
Autor: Machado de Assis (Ivan Jaf)
Páginas: 87
Editora: Ática

Olá pessoas do mundo inteiro! 

   Eu não sou uma pessoa muito adepta aos clássicos. Porém, eu sempre tive uma enorme vontade de ler Dom Casmurro, de Machado de Assis. Então vocês já podem ter uma noção de como eu fiquei quando me deparei com Dom Casmurro em HQ né?!. Segue a sinopse:

SINOPSE: Bentinho conhece a vizinha Capitu desde criança, porém só se dá conta de que ambos se amam de verdade quando essa "amizade" é denunciada a sua mãe - uma senhora rica e religiosa que havia prometido torná-lo padre. Diante do obstáculo, os jovens se unem ainda mais e juram se casar.

   A paixão deles tem todos os igredientes de um grande romance... Mas nada é o que parece quando se trata de uma história de Machado de Assis. Uma terrível dúvida - uma dupla traição - pode abalar toda a promessa de felicidade que aparenta aguardar o casal.
     Nesta HQ, o leitor é convocado a encontrar respostas em meio ás memórias imprecisas e fantásticas de um narrador amargurado. A adaptação brilha ao lançar um olhar original e ousado sobre uma de nossas obras mais geniais, sem abrir mão de sua poesia e seu mistério. Um presente também para os leitores que já conhecem o clássico!

   Acredito que todo mundo já conheça ou tenha pelo menos idéia do que se trata Dom Casmurro. Bentinho sempre foi apaixonado por Capitu. Porém, quando eles se dão conta disso, ele é mandado para um seminário para ser padre, como forma de cumprir uma promessa de sua mãe. Ele passa um tempo lá estudando, fazendo amizades e etc e conhece Escobar, um jovem fera em matemática, que também não nasceu para ser padre e se torna seu melhor amigo para todas as horas. 
   Bentinho e Escobar saem do seminário. Ele se forma como advogado, se casa com Capitu e tudo corre bem. Os anos se passam, eles continuam apaixonados. Bentinho, que posteriormente passa a ser chamado de Dom Casmurro por se tornar um homem taciturno e retraído, continua amando Capitu louca e um tanto quanto possessivamente. Desde quando eles eram jovens nós podemos notar nos quadrinhos/história o quanto ele era ciumento e controlador.
"O que eram os olhos de Capitu? O que eles foram? O que me fizeram? Olhos de ressaca. Sim, de ressaca. Olhos que traziam não sei que fluido misterioso e enérgico... Uma força que me arrastava para dentro, como a onda que nos puxa nos dias de ressaca."
   O casal nutre um grande desejo de ter um filho. E a criança que eles tanto esperam nunca vem. Eles tentam, tentam, tentam... Até que ele chega. No entanto, algo incomoda muito o protagonista. Seu suposto filho, Ezequiel, tem semelhanças até demais com seu melhor amigo Escobar. Dom Casmurro suspeita - tem praticamente certeza absoluta - que Ezequiel não é seu filho. E o amor que sentia pelo menino e Capitu se transforma em uma grande repulsa.




   Dom Casmurro é uma história surpreendente. Machado de Assis foi um autor brilhante bolando tudo isso. Quando você pensa uma coisa, o autor vai lá e transforma em outra. O adaptador, Ivan Jaf, também foi um ótimo autor deixando os fragmentos mais marcantes do livro da forma original, e as ilustrações... Gente! Que ilustrações mais lindas. As cores, os traços, tudo. Como eu disse, Bentinho suspeita que Ezequiel é filho de Escobar, mas isso nunca é comprovado de fato. O ilustrador, Rodrigo Rosa, se preocupa sempre em nunca mostrar o rosto do menino. Assim, a conclusão fica por parte do leitor. Ezequiel é mesmo fruto de uma traição ou isso tudo é coisa da cabeça de Dom Casmurro?
   Essa HQ faz parte de da série Clássicos em HQ da editora Ática, que reúne clássicos da literatura brasileira em HQ (avá) e eu posso dizer que quero todos eles. É uma forma incrivelmente linda de retratar obras tão importantes da nossa literatura, além de incentivar a leitura das obras originais. Eu digo por mim, que agora quero muito ler o livro Dom Casmurro original. 



   Isso é tudo, pessoal! Espero que vocês tenham gostado dessa resenha. Eu gostei muito dessa HQ. Quero todas da coleção. Que são lindas! 


Até mais!

6 comentários:

  1. Não sabia dessa história em HQ, muito bom saber!
    Estou adorando ler HQ e, provavelmente essa será uma história que irei ler assim ;)
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Dri! Essa HQ tá incrível!
      Beijo

      Excluir
  2. Olá!Nossa que legal não sabia que tinha essa história em HQ,não sou acostumada a ler HQ mas colocarei na minha lista <3
    Adorei sua postagem e amei a fotos!
    Parabéns,bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho esse hábito, mas amei essa!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Olá, eu já tinha visto para comprar essas HQs mas nunca vi uma resenha ou algo sobre elas, que bom que você gostou, vou tentar ler futuramente!

    Parabéns pelo seu blog!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir