Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito 

Olá pessoal! Que tal a gente conversar hoje sobre um livro DAQUELES? 

SINOPSE: Madeline Whittier é alérgica ao mundo exterior. É tão alérgica que nunca saiu de casa em seus 18 anos. Ainda assim, ela vive feliz e em paz com a rotina: livros, internet e jogos à noite com a mãe. Até que um garoto de olhos azuis como o oceano se muda para a casa ao lado.
   De repente, Maddy está ciente de que há vida além dos raios de sol que deslizam por suas persianas. E quanto mais ela se vê separada do mundo exterior, mais tem vontade de explorá-lo.
Tudo e Todas as Coisas é um romance sobre a emoção e a ansiedade de abrir o coração para outra pessoa pela primeira vez - aquele sentimento especial que nos atinge como se estivéssemos com borboletas no estômago - e as loucuras que qualquer um de nós poderia cometer por amor.
   Tudo e Todas as Coisas é o lançamento de abril da editora Novo Conceito. Eu recebi ele semana passada e li assim, num puf. Vamos combinar de que só essa sinopse já é de deixar qualquer bookaholic com pelo menos um pouquinho de vontade de ler né?! 
   O livro conta a história de Madeline. Uma garota de 18 anos que sofre de IDCG - Imunodeficiência Combinada Grave. Ela literalmente é alérgica a tudo e todas as coisas. Qualquer coisinha pode deflagar uma reação alérgica que poderia, por exemplo, explodir seu cérebro. Devido a isso, Madeline nunca saiu de casa. Único lugar considerado realmente seguro. Ela vive com sua mãe e sua enfermeira Carla - minha chará -. Lê livros, assiste filmes, estuda, e tem até um blog onde faz resenhas de suas leituras. Madeline entende a sua doença e está conformada com a vida que o destino lhe deu. Ela tenta não desejar aquilo que não pode ter.
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa - nunca saí em toda a minha vida."
   Porém, tudo muda quando ela conhece Oliver. Seu novo vizinho de olhos azuis como o oceano. Madeline começa a acompanhar pela janela a vida da família um tanto quanto desajustada de Olly. Com o tempo, seu interesse por ele vai aumentando. Entre conversas por email e mensagens subliminares escritas na janela, Maddy se vê ansiando por uma vida normal. Onde poderia simplesmente ser uma adolescente normal, se apaixonando pela primeira vez. Normal. Ela não quer nada demais. Somente viver. O problema começa quando esse sentimento que está crescendo dentro de Maddy se torna algo que pode destruí-la. Literalmente.
"Posso até não estar apaixonada, mas estou gostando de alguém. Estou gostando seriamente de alguém. Fico vagando pela casa sem rumo, vendo Olly em todos os lugares. Eu o vejo na cozinha preparando pilhas de torradas para o jantar. Eu o vejo na sala sofrendo com Orgulho e Preconceito junto comigo. Eu o vejo no meu quarto, seu corpo vestido de preto, dormindo no meu sofá branco."
   Olha gente, eu gosto muito de sick-lit. Só essa sinopse já me deixou imaginando mil coisas antes de começar a leitura. Mesmo antes de ler eu já ficava imaginando como seria a vida de Maddy e como ela enfrentava essa barra. Me surpreendi com a protagonista quando me deparei com uma mocinha diferente das dos outros livros. Madeline conhece sua doença e não fica se lamentando por isso. Ela conhece a si mesma e se aceita assim. Não tem vitimismo, nem todo o drama adolescente que estamos acostumados. 



  Tudo e Todas as Coisas é o primeiro livro de Nicola Yoon, e isso também me deixou surpresa e extasiada. A autora escreve de uma forma objetiva e tranquila, mas também te prende. Eu tentei ler devagar pra aproveitar ao máximo a leitura mas não deu. Eu queria sempre saber o que ia acontecer com a Maddy e o Olly. O amor dos dois começa a sofrer dificuldades, muitas dificuldades. A mãe de Madeline não é só super protetora. É super-hiper-mega-power protetora. 
   O desfecho não foi de arrancar lágrimas mas também não deixou a desejar. Foi supreendente e daquele tipo que te deixa com uma sensação boa de que ele poderia ter mais algumas páginas de continuação. A diagramação tá perfeita, e conta até com algumas ilustrações bem legais.
   Enfim, posso dizer que esse foi um livro que eu gostei demais da conta! Tudo e Todas as Coisas é sobre o mundo, família, e sobre como o primeiro amor pode transformar a vida de alguém. Foi o meu tipo de livro, com toda a certeza. 


Até mais!


10 comentários:

  1. Olá!

    Eu li assim que recebi também o exemplar e a leitura fluiu facilmente! A escrita da Nicola é tão gostosa de ser lida. E como não se identificar com Madeline? Viciada em livros, assim como nós haha.
    Adorei sua resenha! Parabéns.

    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, o livro parece muito bom mesmo. Amei a resenha!!!
    www.docenerds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A leitura desse livro me parece ser ótima. Já tinha visto algumas resenhas dele e tinha gostado que li. Vou esperar mais um pouco para ler. Adorei a resenha, só aumentou a minha vontade de ler o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi.. Eu quero esse livro só pelo marcador. kkkkkk
    Brincadeira, estou louquinha por ele, achei a premissa sensacional.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha o marcador é mesmo lindo!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Carla!
    Achei a premissa bem interessante. Super me lembrou o filme Jimmy Bolha hahaha
    Gosto do fato da protagonista aceitar o destino que teve, mas sei lá eu no lugar dela amaldiçoaria TUDO E TODAS AS COISAS rs
    Vi o marcador liiiiindo que veio para algumas pessoas, acho que era só para as primeiras 1000 que comprassem ou algo do tipo, né? :/

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei sobre o marcador, Kemmy. A editora me enviou junto com o livro. Mas acho que quem comprou na pré-venda também ganhou. Sei que ele é mesmo lindo haha
      Beijos <3

      Excluir