Papo de estante: Para que servem as orelhas do livro?

   Me fizeram essa pergunta do título esses dias. Eu emprestei um livro para uma amiga minha mas antes de entregar para ela, disse enfaticamente "Nunca, em hipótese alguma, use a orelha como marcador". E então ela perguntou "então para que serve isso?".
   Então para que serve a orelha mesmo? Se você aí também não sabe, aqui vai a resposta. Ou as respostas. 
   As orelhas dos livros são formadas pela capa, e são onde se costuma escrever elementos do livro, como curtas biografias do autor, sinopse ou extratos do livro. E servem para que você se identifique ou não com o livro e se aventure a lê-lo, ou não. Também aguça a curiosidade daqueles que folheiam livros em livrarias ou lojas e ficam tentados a comprar o livro pelo pouco que se leu em sua orelhas.
  Pelo menos comigo, nas livrarias fisícas, as orelhas dos livros são um fator muito importante em relação as referências na hora de comprar um livro. A orelha precisa convidar o leitor a querer ler o livro, seduzi-lo, e é bem parecida com a sinopse que geralmente vem atrás, mas ás vezes possui mais informações. A orelha é só um pedaço da capa dobrado para dentro mas é, com toda certeza, a parte mais lida de um livro. A orelha tem o poder de fazer as pessoas se interessarem pelo livro. Ou melhor, fazê-las se interessar por uma série inteira.



   Outra coisa em que a orelha do livro é fundamental é na preservação do livro. Tenho alguns que são em edição econômica e não tem orelha. Percebi que a capa desses livros sem orelha começaram a "despelar". Aquele plástico adesivo fininho que cobre a capa começa a sair depois de um tempo e o resultado não fica nada bom. Por isso, todos os meus livros em edição econômica eu encapo com papel Contact logo que compro para que não haja risco de danifica-lo. (Estive pensando em fazer um post no estilo "Edição Econômica X Edição normal". O que acham?).
   Voltando a questão inicial de marcar livros com a orelha... Não façam isso nunca. Nunca mesmo. Me dá agonia só de imaginar. Marcar os nossos queridos e amados livros dessa forma deforma tanto o livro quanto a orelha dele de pouquinho em pouquinho. Principalmente se você o guardar assim sob outros livros, a lombada fica torta entre outras coisas. Também evite marcar o seu livro com clipes de metal. Eles amassam e marcam o livro quando enferrujam. E isso não é nada legal, né?
    E por que marcar o livro com a orelha dele se você pode ter marcadores? Existem modelos super simples que você pode fazer em casa ou imprimir em papel couchê ou off-set. (Pensei em fazer um post sobre isso também.) Existem também livrarias super legais que disponibilizam marcadores de graça. Algumas, ao comprar um livro o caixa automaticamente já coloca um marcador no meio dele.  
   Enfim, agora você já viu que não tem porquê usar a pobre orelhinha como marcador, certo? Sempre que for comprar um livro em livrarias físicas tem o direito sim de pedir marcadores ao caixa, com isso, além de não se perder mais na leitura, você manterá os seus livros com aspecto de novo por mais tempo. Sem contar que, se você gostar da ideia, pode passar a colecioná-los também. 
   Isso é tudo, pessoal. Espero ter ajudado de alguma forma.  


Até mais!

15 comentários:

  1. Concordo com o que você disse. De fato, a orelha não foi feita pra ser um marcador!! Dá uma dó fazer isso com o livro e dependendo do tamanho do livro, chega uma hora que é impossível usar a orelha né.

    Bjo
    Tamyres
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, minha irmã usava as orelhas como marcador e eu odiava ver isso, e então eu percebi que ela estava usando os MEUS livros. Fiquei louca kk
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu tenho um certo preconceito quando vejo alguém usando a orelha do livro. A capa do livro fica feia e ser for um livro com mais de 300 páginas o marcador fica com aquela dobradura, acho super feio! Tenho um marcador só para livros que estou lendo!

    Beijos,
    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou super adepta ao marcador. Ainda não inventaram coisa mais útil para a leitura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Nuncaaaaaaaaaa usarei a orelha do livro como marcador.. Não gosto nem de pensar em como ficaria ..
    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado fica péssimo mesmo. Grrr, não da nem para imaginar.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei teu post, bem informativo.
    E realmente, dá até dor no coração quando vejo alguém usando a orelha do livro como marcador. Ave Maria...
    E faz o post sim, acho interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria, né? Haha
      Orelha é orelha, marcador é marcador. A dor é mútua, Jess.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ai como eu sofro quando vejo alguém marcando o livro com as orelhas, gente! É muito aflitivo. Fico nervosa mesmo se o liro não é meu, com os meus então sou capaz de agressão! risos
    Adorei seu post! Interessantíssimo.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
  6. Num é, menina? Haha. Sinto dor no coração só de imaginar.
    Obrigada pelo incentivo, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de emprestar livros, se emprestar pra pessoa confio muito nela.
    Mas sempre falo isso também, não use a orelha do livro e coloca um marcador dentro pra pessoa usar.
    Beijo, ColhendoSonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não empresto muito não. É como emprestar um filho sabe? Haha
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  8. Quando eu empresto um livro, eu escrevo um bilhete com todas as regras do livro.
    Não coma em cima
    Não beba em cima
    Não pegue com as mãos molhadas
    Não use a orelha
    Não estrague o meu precioso.
    E sempre deu super certo, eu já disponibilizo um marcador para a pessoa, dou até de presente. A única vez que deu errado foi quando uns meninos bem malvados, pegaram o livro da mão da minha colega e jogou na poça de água. Eu sofri demais por isso, perdi um livro incrível.
    E as suas novas ideias de post são ótimas, invista nisso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia essa do bilhete! Jogaram mesmo na água? Meu Deus, não acredito! Como fizeram uma crueldade dessas? Entendo seu sofrimento :'(
      Beijos!

      Excluir
  9. Eu já fui uma assassina que marcava livros com orelhas e com as próprias páginas (dobrando o canto), mas hoje estou curada kkkk
    Não gosto de edição econômica por não ter orelha e por ser folha branca, mas às vezes eu dou uma chance.
    E de fato as orelhas tem o dever de "nos conquistar". Amo ler as orelhas antes de ler o livro em si

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir