Papo de Estante: Sick-lit

              Olá pessoas  do mundo inteiro!
   Hoje o post é um pouquinho diferente do normal.
Você sabe o que é sick-lit? Se você é um leitor por dentro da blogosfera literária provavelmente já ouviu falar desse gênero literário, já que ele vem fazendo muito sucesso nos últimos anos. Sick-lit nada mais é que "literatura enferma" ou "literatura doentia", em tradução livre. Ele é bem fácil de ser identificado. Nos livros - que na maioria das vezes contam com personagens adolescentes -, os protagonistas sofrem de alguma doença. Confesso que esse é o gênero que mais tenho lido ultimamente. Livros assim são inspiradores e sempre me fazem refletir sobre a vida e a forma como a levamos. Antes de começar a leitura desse gênero eu pensava que seria algo bem tenso, trágico e pesado. Mas alguns autores procuram levar assuntos sérios assim de uma maneira mais leve e bem humorada. Para complementar, trouxe algumas sugestões de livros desse gênero para vocês:



A Culpa é das Estrelas - John Green
   Esse, com certeza, todo mundo já ouviu falar. A Culpa é das Estrelas é, provavelmente, o livro mais famoso do gênero. (Meu favorito ♥). O livro conta a história de Hazel, uma jovem que sofre de câncer de pulmão e começa a frequentar um grupo de apoio, onde conhece Augustus Waters. Com ele, Hazel redescobre as alegrias e tristezas da vida e uma infinidade dentro de seus dias numerados.


Extraordinário - R.J. Palacio
   Extraordinário é aquele tipo de livro que todo mundo tem que ler pelo menos uma vez na vida. A autora narra de uma forma linda a tragetória de Auggie, um garotinho que sofre de uma deformidade na face e que, pela primeira vez, está indo para a escola. Um livro sobre amor, gentileza, e como as nossas atitudes em relação as outras pessoas pode mudar todo o resto.


A Menina Feita de Espinhos nos conta a história de uma jovem que, literalmente, é feita de espinhos. Kat sofre de uma anomalia na pele desde que nasceu que a faz ter espinhos venenosos por todo o corpo. Beleza, amor e gentileza nessa história emocionante! (Resenha aqui).


   Tudo e Todas as Coisas é sobre Madeline. Uma jovem de 18 anos que sofre de uma alergia grave a tudo e todas as coisas. Ela nunca saiu fora de casa e um novo vizinho de olhos azuis como oceano a faz refletir sobre quais são seus verdadeiros anseios para a vida. (Resenha aqui).

   Isso é tudo, pessoal! Esse é um dos meus gêneros literários favoritos, e o de vocês?

Até mais!

6 comentários:

  1. Não conhecia este termo sick-lit! Muito bom saber do que se trata! Eu amo ACEDE e também EXTRAORDINÁRIO que diga-se de passagem é meu livro preferido da vida. Quero acrescentar um que não está na lista que se chama A MAIS PURA VERDADE, é lindo também! Ah ZAC e MIA também! Nossa, acho que só gosto de livro depressão! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha entra pro clube!
      Vou anotar as recomendações, beijos!

      Excluir
  2. Morro de vontade de ler "tudo e todas as coisas". Não conhecia o termo, porém leio bastante coisas desse gênero (ACEDE, Como viver eternamente, entre outros)

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla, eu estava em uma vibe grande de ler livros desse gênero. Porém de todos que você citou eu só li ACEDE, que amo de paixão. Eu gostaria de ler Tudo e todas as coisas, mas preciso ler algo mais "alegrinho"
    Chega de lágrimas, vou trocar o Sick-lit pelo Chick-lit!!!

    Beijos
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir