O Ano Em Que Te Conheci - Cecelia Ahern

   
            Título: O Ano Em Que Te Conheci         
Autor: Cecelia Ahern
Páginas: 331
Editora: Novo Conceito 
SINOPSEBem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não tem o menor interesse em tornar-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.
   Olá pessoas do mundo inteiro! Eu recebi o livro O Ano Em Que Te Conheci há algumas semanas da editora Novo Conceito e, como eu disse no post "Li até a página 100 - O Ano Em Que Te Conheci ", eu estava bem ansiosa para ter essa belezura e conhecer, finalmente  a escrita tão conceituada da Cecelia Ahern

   O livro é narrado em primeira pessoa por Jasmine, ela está na casa dos 30 e acabou de perder o emprego. Ela era apaixonada pelo seu trabalho e agora que não o têm mais, está sem chão. Além disso, ainda está em uma licença forçada que tem duração de um ano, ano este em que ela não pode trabalhar para nenhuma outra empresa. Dessa forma, Jasmine tem muito, muito, muito tempo livre. Ela já visitou todas as amigas possíveis, assistiu filmes, leu, foi chamada para ser madrinha vários bebês e qualquer outro tipo de passatempo. 
"Faça o que você quiser com a sua, mas não me arraste junto; não tenho tempo a perder. Se quiser fazer alguma coisa, você tem de fazer isso agora. Se quiser dizer algums coisa, então precisa dizer agora. E, principalmente, tem de fazer você mesmo. A vida é sua, é você quem vai morrer, é você quem vai perder."
   Sua falta do que fazer a levou a observar a vida de seus vizinhos. E o que mais lhe chamou a atenção foi Matt Marshall. Ela já sabia quem ele era, e por certas questões do passado, o repudiava. E a cada dia esse sentimento cresce mais e mais por causa de certas atitudes diárias que ele pratica. Jasmine e Matt são adultos com problemas de verdade, de gente grande. Em O Ano Em Que Te Conheci temos coisas reais, nada de drama adolescente ou o mimimi à que estamos acostumados.


"Não sou um stalker, mas é que você também torna muito difícil não ficar à sua espreita. Você é um ato circense completo e não consigo resistir em ser seu público."


   

   Puxa, eu nem sei como falar sobre esse livro. Primeiro, saibam que esse é tipo de livro que quanto menos você souber sobre ele, melhor. A escrita da autora é boa, embora o livro seja parado. A gente fica esperando que alguma coisa mais "tcham" aconteça, mas essa coisa não acontece.

   A Jasmine não foi uma personagem que me cativou muito. Não consegui me apegar nem se identificar com ela. O Matt já é mais simpático. Embora no começo a autora tenha feito de tudo para que nós, os leitores, o odiemos. Fiquei com raiva dele mesmo. Mas aos poucos isso vai passando e começamos a nos afeiçoar a sua personalidade irreverente e engraçada. Os personagens secundários do livro são os melhores! Alguns como o Dr. Jameson, vizinho da Jasmine, Heather, sua irmã e Fionn, o filho adolescente do Matt, são muito cativantes. A autora os descreve de uma que nos faz sentir apego e saudade deles depois que fechamos o livro. Embora em uma parte a super proteção da Jasmine com a Heather - que tem síndrome de Down - tenha ultrapassado um pouquinho os limites.

   Acredito que o grande problema com O Ano Em Que Te Conheci foi que eu "fui com muita sede ao pote". Foi uma leitura muito boa, mas nada do que eu esperava. É um drama, mas sem toda aquela carga emocional. Não é um romance muito romântico, muito menos de tirar o fôlego. Mas se lido da maneira certa pode nos mudar também. Acho que esse foi um dos maiores focos do livro, o crescimento da protagonista com o decorrer do ano. Ela era uma pessoa muito ocupada, sua demissão a obrigou a desacelerar, olhar a vida de outra forma e até plantar um lindo jardim. A Jasmine mudou, pra melhor. E isso porque passou a olhar as coisas de um outro ângulo.
   

    Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado. Eu pretendo sim ler outros livros da autora, essa primeira experiência foi muito legal. 
Até mais!


                                                                                       

12 comentários:

  1. OI CArla!!

    Poxa, pena o livro não ter contagiada tanto. Já li algumas resenhas elogiando demasiadamente a obra, o que me levou a querer adquirir e ler. Espero conseguir, e ao contrário de você, não vou com tanta sede ao pote, entretanto na sinopse a Jasmine e o Matt parecem ser reais e vivendo um enredo natural que cativa. Beijos e quando ler volto pra dizer o que achei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, tudo bem?
    Estou paquerando esse livro faz tempo, já li algumas resenhas que só me deixaram mais curiosa ainda. Eu acho que me identifico com esse tip de livro, drama, romance, mas nada muito exagerado. Acho que vou gostar bastante da leitura, bom, eu espero que goste haha. Adorei sua resenha,
    Beijos

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla,
    li uma outra resenha sobre esse livro e fiquei bem curiosa para ler.
    E sua resenha reafirmou isso, apesar de ter colocado mais meus pés no chão. Só fato de não ser um romance/drama adolescente já é um saldo positivo. As vezes cansa ficar nessa zona e os livro da Cecelia não um ótimo contra peso, principalmente quando já estamos crescidinho e queremos ler coisas que são mais adultas e condizente com nossa idade.
    Adorei os quotes que você colocou, se tem uma coisa que atiça minha curiosidade ainda mais, são esses trechos.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla,
    Já tentei ler A lista da Cecilia Ahern e não fluiu, abandonei. É um livro adulto, com problemas de adultos, com dramas de adultos e com uma história lenta. Porém pretendo voltar a ler um dia. Todos os livros dela parece que tem essa pegada, e acredito que eu não estou pronta para sair de livros juvenis para adultos assim, então estou esperando o momento certo para voltar a ler A lista e a ler outros livros da autora. Amei sua resenha, bem sincera.
    Beijos,
    Le

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Acho a capa do livro bonita, e tinha uma certa curiosidade em lê a obra, mas confesso que lendo a sua resenha, e quando você disse que é uma leitura mais lenta, acabei ficando em dúvida. É um gênero que gosto, porém, livros pra mim, tem que ter uma certa ação. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,
    Infelizmente, muitos leitores estão indo com muita sede ao pote em relação a esse livro e se decepcionando. Eu me identifiquei demais com a Jasmine, acho que estamos em uma situação parecida e a história foi uma auto-descoberta para a personagem, assim como foi pra mim. Ao contrário de você, não simpatizei com o Matt, na verdade, eu o odiei com todas as minhas forças. A Heather é uma personagem que não foi esquecer nunca.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bem ansiosa para fazer essa leitura confesso que ja estava com medo de me decepcionar e agora com sua resenha fiquei mais ainda geralmente acontece muito comigo quando fico com muita vontade de fazer uma leitura não acontece aquele Tchan!!.

    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  8. Hey,
    Eu to com esse livro aqui pra ler, e to tentando não criar muitas expectativas para não me decepcionar. A premissa é interessante, e os personagens parecem ser bons apesar dos pontos negativos que você ressaltou.
    Irei tentar ler em breve, espero gostar.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já vi esse livro em alguns lugares, e todos falam bem dele. Não é bem o tipo de leitura que me atrai totalmente, mas achei alguns pontos interessantes. Mas fiquei com um pouco de receio por ter dito que é uma leitura um pouco parada. Sou meio chata, gosto de livros que me prendem desde o início e quando é meio parado, demoro muito pra engatar. Mas gostei da dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla! Tudo bem?
    Amo Cecelia! Esse ainda não li, mas já está na minha lista! Adoro a escrita dela, adoro a forma como ela conduz o leitor no seu enredo. os livros dela parecem mágicos, de tão cativantes que são. Já deu para perceber o quanto amo essa autora, né? Pra mim ela é fantástica! Amei sua resenha e nem preciso dizer que já está na minha lista!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi,Carla

    Nossas impressões sobre o livro foram muito parecidas. Eu queria ler um livro da Cecelia há muito tempo e também fui com muita sede ao pote. Achei tudo paradão demais,nada acontecia. Dos personagens secundários eu gostei apenas da Heather mesmo, achei o Fionn um pé no saco! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem? Que bom que gostou da leitura, mesmo sendo meio parada. Eu adoro os livros da autora, os 4 que li foram muito bons. O Ano Em Que Te Conheci ainda não li, mas é algo que quero muuuito fazer, pois adorei a premissa! Fora que essa capa está maravilhosa <3 Gostei da resenha!
    Beijoos

    ResponderExcluir