O Segredo de Jasper Jones - Craig Silvey

     Título: O Segredo de Jasper Jones
Autor: Craig Silvey
Páginas: 287
Editora: Intrínseca

   Olá pessoas do mundo inteiro! Sabe aqueles livros que valem muito mais do que você pagou por ele?

SINOPSE: Numa noite quente de verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado com batidas insistentes na janela de seu quarto. O visitante é Jasper Jones, um pária na pequena cidade de Corrigan. Rebelde e solitário, Jasper encarna a imagem do perigo e do mistério para Charlie. Portanto, quando Jasper implora ajuda, Charlie o acompanha furtivamente pela noite, seduzido pelo risco da aventura e pela possibilidade de impressionar o colega. Jasper conduz Charlie até uma clareira afastada, e é ali que o garoto testemunha uma terrível descoberta. Carregando o pesado fardo daquele segredo, Charlie precisa enfrentar uma cidade desconfiada, dominada pelo pavor. No escaldante verão em que tudo acontece, ele discute com sua impetuosa mãe, apaixona-se perdidamente e luta para manter a integridade de seu fervoroso melhor amigo, Jeffrey Lu. E na vã tentativa de reparar o que havia se quebrado, aprende a diferença entre mito e realidade, entende por que mentiras bem-intencionadas são como uma maldição, e descobre que a verdade é algo difícil de se conhecer, e ainda mais difícil de se manter no coração.
 "- Para mim é uma coisa séria confiar em você, Charlie. É perigoso. E estou pedindo a você para fazer o mesmo. Não posso forçar você a ficar quieto. Mas esperava que você pudesse ver as coisas pelo meu lado. É o que você faz, certo? Quando está lendo. Você vê como é para outra pessoa." (pág. 24)
 Confesso que eu só comprei esse livro porque ele estava apenas por 5,52 R$. No entanto, quando comecei a ler realmente não consegui mais parar. O livro é narrado em primeira pessoa por Charlie BucktinCharlie leva uma vida razoavelmente normal para um garoto da sua idade, apesar de uma mãe insensível, um pai taciturno, um único melhor amigo louco por críquete, e uma paixão incontrolável e até então platônica por Eliza Wishart. Até que um dia, Jasper Jones, o "marginal-vagabundo-má-influência" da cidade bate em sua janela pedindo urgentemente que o ajude. Mesmo com medo e confuso, Charlie decide ajudar. Jasper o leva a uma clareira, o seu esconderijo secreto, onde ele fuma, bebe, foge do mundo e se retrai ainda mais. E é nessa clareira onde a vida e a mente de Charlie viram de cabeça para baixo. Ele se vê diante de uma cena horrível, cena esta que ele jamais esqueceria. Mesmo atordoado, ele ajuda Jasper e em seguida os dois voltam para a cidade. O que ele não sabia era no que essa ajuda resultaria. Deixando-o confuso e perplexo, perguntando-se se ele sabe mesmo guardar um segredo como este.
"Quer dizer, se você se preocupar demais com todo o mal que acontece no mundo, sua vida se transformará numa bagunça. Você passaria a vida chorando, pulando de uma tragédia para a outra. Você se acabaria. Talvez seja por isso que as pessoas permanecem em Corrigan e afundam seus chapéus na cabeça. Quanto menos souberem, quanto mais distantes estiverem, mais fácil é dar de ombros, mostrar a língua e seguir em frente."
   A partir daí, podemos acompanhar a vida de Charlie, que parece um garoto muito maduro para sua idade. A forma como a história é narrada nos permite pensar como Charlie pensa. Participar de seus conflitos e se sentir como ele sente. E isso, para mim, é realmente incrível. Vemos a origem da família de seu melhor amigo, Jeffrey Lu, que é vietnamita e está se refugiando na Austrália, e por isso sofre um assíduo preconceito. Na minha opinião, Jeffrey é um dos melhores personagens do livro, com as melhores piadas e perguntas hipotéticas. Também nos é apresentado Jasper Jones, o que a cidade pensa dele e como ele realmente é. Confesso que me tornei fã do Jasper, o admirei durante todo o livro e em vários momentos fiquei muito triste por ele. Jasper só é um cara com muito azar. Injustiçado em uma cidade onde se condenam inocentes sem nenhuma prova que não seja a língua das pessoas. 




   Também vemos a garota que ganhou o coração de Charlie, Eliza Wishart. Eliza é filha do presidente do condado e irmã da garota desaperecida, Laura Wishart, que está deixando a todos na pequena cidade preocupados. Corrigan fica cheia de autoridades a sua procura, mas nenhuma com sucesso. 
"E eu lhe diria que a vida pode ser mais fácil se você ceder um pouquinho, mas é melhor se você se agarrar a algo com tanta força que seja impossível desistir." (pág. 105)
   Aliás, Corrigan é um ponto muito importante no livro, pois podemos ver que niguém ali é realmente verdadeiro. Cada morador é hipócrita e tem o seu segredo. No decorrer do livro vários pontos de interrogação vão surgindo na nossa mente nos fazendo se perguntar o que realmente estava acontecendo. O autor narra tudo muito bem as cenas e apesar de ser escrito de forma leve, o livro é realmente um mistério. Só quase no final os "pontos de interrogação" começam a sumir. Mas de uma vez só, sabe? A história vai se desmanchando e em um piscar de olhos tudo já se resolveu. As dúvidas são respondidas e tudo fica realmente claro. 
     Isso é tudo pessoal! Acredito que Craig Silvey saiba exatamente como escrever um livro. Eu não dava nada pelo O Segredo de Jasper Jones e fui surpreendida!


P.S. O pêssego na capa é um ponto importante no livro.
Até mais!

19 comentários:

  1. Já quero ler ♥♥♥♥ e tão bom um livro de promoção ser impactante pra gente, eu compraria pela capa e agora quero pela história kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá!...
    Okay, fiquei com vontade de ler! Parece ser muito bom mesmo. Livros com histórias em que segredos e um pouco de mistério estão envolvidos (mesmo que em segundo plano) me agradam muito! Adorei a resenha, já coloquei na lista gigante do skoob
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carla, nossa você pagou muito barato nesse livro mesmo heim?! Eu já conhecia o livro, mas acho que essa é a primeira resenha que leio a respeito. Fiquei bem curiosa a respeito do desenvolvimento e espero ter a oportunidade de ler também, já que é um gênero que me agrada muito!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, tudo bem?
    Uau, você super me deixou curiosa com essa história. Principalmente em relação à cena que Charlie vê. Fiquei aqui me perguntando porque o Jasper foi pedir ajuda logo para o Charlie. Estou morta de curiosidade para conhecê-lo e saber um pouco mais desse menino e dessa cidade.

    Obrigada pela dica.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  5. Que site foi esse que você conseguiu essa promoção fantastica? Adorei! Que baratinho! Vi esse livro faz um tempo, e infelizmente a capa não me cativou, mas só de saber um trechinho da história fiquei curiosa pra saber o que acontece no esconderijo. As citações são lindas, dá vontade de encher de post-it o livro!

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!! Que resenha!!!
    Eu não conhecia o livro e com a sua resenha eu fiquei muito curiosa. Fiquei intrigada para saber sobre o pêssego na capa do livro. Achei a a trama intrigante e fiquei com vontade de conhecer mais dos personagens, sério, acho que eu vou gostar muito mesmo, pelo menos foi essa a minha impressão lendo a sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?

    A historia do livro não conseguiu me prender. Mas fiquei curioso para saber o que o Charlie encontrou no esconderijo do Jasper? O que conseguiu prender a atenção dele dessa forma para ajudar ele? Enfim, se eu fosse ler era para saber essas respostas, mas já até tenho uma teoria sobre.

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Acho muito legal quando um livro, para o qual você não esperava nada, consegue te surpreender. Mas, apesar disso e dos elogios, não me senti impelida a ler o livro. Não consegui me conectar com a trama pelo que você apresentou em sua resenha.
    Essa hipocrisia de moradores de determinado lugar não funciona muito bem comigo. Enfim, acho que esse livro não é pra mim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oiê
    Eu realmente não sabia muito bem do que se tratava a obra, mas assim que vi sua capa lembre logo das promoções que esse livro há teve rses, já vi ele de 3.85! Entoa, achei até legal e interessante, mas como não estou muito na vibe desse tipo del leitura, acho que não teria agora. Adorei tmbm saber que o livro lhe prendeu e fez com que você amasse tanto o livro. Adorei a crítica!
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Bom, Jasper não é muito diferente de várias pessoas que são injustiçadas pela sociedade né?
    Onde o livro está esse preço? Eu quero! rs, Gostei da premissa dele!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carla!
    Já muito esse livro por aí e várias promoções dele. Confesso que já fui tentada a comprá-lo, mas assim como você nunca apostei muito que a leitura seria boa ou que me agradaria. Fiquei bem curiosa para ler agora depois de sua resenha, talvez eu leia em breve! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Oi Ca!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Ainda não tive oportunidade mas ele está na lista de desejados a algum tempo. Sempre fico adiando a leitura. Acho a premissa tão fofa. Jasper parece ser um personagem muito cômico. Só pela sua resenha fiquei ainda mais encantado e curioso para saber mais. Preciso mudar o status de não lido para lido <3
    E essa edição mds, muito fofinha *-*

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro algumas vezes, mas não sabia do que falava e nem li nenhuma resenha a respeito antes. Também gosto de comprar livros na promoção e muitas vezes me surpreendi pelo conteúdo assim como você. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais do garoto Charlie e do segredo que ele guarda do Jasper. E só de saber que o Jasper é um personagem diferente do que todos imaginam, já despertou a minha atenção para a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, esse é um livro pelo qual eu não dava muita atenção, acho que nem se o visse super barato eu compraria, mas após ler a sinopse, os trechos que você selecionou e a sua resenha, é um livro que entrou para a minha lista de desejados! Primeiramente, por se passar na década de 60, e em segundo lugar: pelos personagens e por ter ficado curiosíssima para saber qual foi essa ajuda que o protagonista deu e no que isso resultou.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu já quase comprei esse livro várias vezes, pois sempre o vejo em promoção, mas confesso que não sinto muita curiosidade de lê-lo, a premissa dele não me chama a atenção, sabe? E ele não é bem o tipo de livro que eu quero ler no momento, estou mais na onda de romances+drama e romances históricos, então acho que não o leria. Mas fico feliz em saber que a história te prendeu e te conquistou, parece que valeu mesmo a pena.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Heey Carla, tudo certo? Que resenha linda! Li esse livro já há algum tempo, acho que dois ou três anos atrás, e gostei imensamente da leitura. Como você, eu não dava nada por ele, e acabei sendo surpreendida tanto pela narrativa quanto pela ótima escrita do autor, que soube desenvolver muito bem a trama. Fico feliz que tenha gostado tanto!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla, com esse precinho não teria como não comprar né? kkkkk Sobre a história em si eu confesso que não me interesse por ela. O protagonista me parece ser bem maduro para a idade dele, o que é uma coisa boa pois possibilita um maior aprendizado ao leitor, no entanto, no geral acho que o enredo é um pouco fraco. E não sei se gostaria. Mais enfim, o importante é que você gostou né?

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir