Papo de Estante: Leitores Modinha

   Olá pessoas do mundo inteiro! Hoje eu decidi falar sobre um assunto um tanto quanto polêmico entre nós, leitores. Ler virou mesmo modinha?


(Não que os livros da imagem sejam modinhas, mas são livros que todo mundo já ouviu falar.)


   Segundo o dicionário, a definição de moda é: Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc. Se unirmos essa definição com livros, já deu pra entender, né? "Livros modinha" é algo que nunca fez muito sentido pra mim, eu sempre via pessoas falando - e criticando - sobre isso e sempre ficava meio "Ué". Na verdade, desde quando isso existe? Acho que estou boiando nesse universo literário que só me dei conta do que é isso esses dias. Mas depois de ver a seguinte imagem precisei me estabelecer sobre isso:


"Gente que ama ler livros, mas não por modinha"

   Gente, espera aí, como assim? Acredito que nós, leitores, queremos cada vez mais que tenham novos leitores no mundo, certo? Então por que muitas vezes nós, leitores, criticamos uma pessoa por que ela está começando a ler? E daí se uma pessoa vai ler um livro só porque a adaptação cinematográfica dele vai ser lançada? Gente, essa pessoa está lendo um livro. Se for uma pessoa que nunca leu nada na vida e agora está dedicando seu tempo em um livro... Caramba, isso é demais! Mesmo que esse livro seja Jogos Vorazes, A Culpa É Das Estrelas ou sei lá o quê e ela esteja lendo só porquê todo mundo está lendo. O foco é o hábito de leitura. Se essa pessoa ler um livro que todo mundo está lendo e em seguida ler outros, outros e outros, esse é o ganho. Até porquê, a maioria dos novos leitores não vão procurar começar lendo livros clássicos da literatura brasileira ou Os Miseráveis (que tem 1511 páginas). Claro que estou sendo super categórica falando isso porque pessoas podem sim começar lendo clássicos, por que não? Mas uma pessoa geralmente pode preferir começar por livros que todo mundo gosta. Porque se todo mundo está lendo, alguma coisa tem aí, né? Então vamos deixar que essas pessoas amem ler livros modinha e tenham centenas dele. "Let it go ♫"   
   Porém, existe outro ponto. As pessoas que não lêem mas tiram fotos de livros para dar uma de "culta" nas redes sociais e nem lê o livro em si. Acho que nem preciso falar nada sobre isso, né? É bizarro quando você conhece a pessoa e sabe que ela não lê nem rótulo de bolacha biscoito.
   Isso é tudo, pessoal! Comentem aqui em baixo o que você acha sobre isso, se você conhece algum "leitor modinha", se você concorda ou se acha que eu só falei besteira. Enfim, comentem. 

Até mais!

9 comentários:

  1. Oie, eu concordo contigo. Conhece alguns leitores modinhas, mas como você disse ao menos estão lendo.
    Adorei o post, bejios

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Puts kk tá coberta de razão. Pior é ver os próprios leitores criticando os que ainda estão começando.
    Ótimo post, Carla!
    #DeixemAsPessoasLer50TonsDeCinzaEmPazPfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, super concordo com essa hashtag!
      Beijos!

      Excluir
  4. Está aqui, um post cheio de razão e verdadeiro conhecimenbto. Confesso que não sou muito fã de modinhas, por conta de a maioria já começar e se sentir os maiorers leitores do munod, mas está coberta de razão quando diz que ao menos eles estão lendo. MeSMO QUE modinha, mesmo que seja passageuiroi, no presente, no agora, eles estão lendo. E eu iria preferir um Brasil com leitores modinhas, do que um Brasil sem leitores modinhas nenhum, porque aliás, modinhas ou não, são LEITORES. Adorei, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Já passou da hora de mudar esse índice de que brasileiro só lê quatro livros por ano, né?!
      Beijos!

      Excluir
  5. Acho que posso dizer que no começo eu era um modinha kk, só lia o que todo mundo tava lendo, mas isso me fez entrar no mundo da leitura então não to nem aí kk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Que post mais legal! Acho que todo mundo deveria lê-lo pq mdsss, críticas pra quem lê modinha são ridículas. Mais ridículas ainda são essas pessoas que pagam de leitor na internet pra dar uma de pessoa culta. Nem rola né?
    Beijos!

    ResponderExcluir