Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Título: Olho Por Olho
Autor: Jenny Han e Siobhan Vivian
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito 
SINOPSE: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

   Olá pessoas do mundo inteiro! Olha eu aqui falando de novo da minha diva, Jenny Han. Eu já comentei aqui no blog em outras resenhas o quanto eu gosto da escrita da autora - aqui aqui - e com Olho Por Olho não foi diferente.
   Como podemos ver na sinopse, Olho Por Olho, livro um de uma trilogia, conta a história de três garotas: Kat, Lillia e Mary. Elas não tem nada em comum fora o fato de estudarem na mesma escola. Mas uma coisa as une de maneira inesperada: o desejo de vingança.
   Kat quer dar o troco em uma garota que vive inventando coisas horríveis sobre ela e transformando seus últimos anos na escola um inferno. Lillia quer proteger sua irmã mais nova de algo terrível que aconteceu com ela mesma. E Mary quer se vingar de um garoto que praticava bullying abusivo com ela durante boa parte do seu ano escolar e quase a matou afogada. De uma forma bastante improvável, o desejo em comum das três as une em um plano para se vingar de cada uma dessas pessoas.
"– Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. (...) E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você. Se não puder jurar que irá até o fim, então é melhor fingir que esta noite não ocorreu.”   
   Quem gosta de um bom YA, pode admitir que essa premissa é bem sugestiva né?! O livro é narrado em primeira pessoa e em cada capítulo temos o ponto de vista de cada uma das meninas. Elas são completamente diferentes mas mesmo assim aos poucos começa a surgir uma amizade verdadeira entre elas. Kat é irônica, inconsequente e bastante madura. Lillia é a típica garota popular, cheia de amigos, rica, inteligente e maravilhosa. E Mary é ingênua, doce e meiga, embora esteja passando por umas situações "esquisitas" em casa.
   Confesso que alguns pontos desse livro me decepcionaram um pouco. Após elas se juntarem, esperava uma vingança bombástica. Daquelas que nos deixam boquiabertos, com mortes e tudo mais. Mas o que temos são coisas bem mais simples e um tanto quanto fúteis. O que é compreensível por se tratar de um YA e não de um romance policial. Outro ponto que me incomodou um pouco foi a certa semelhança com Carrie, A Estranha. Os acontecimentos "sobrenaturais" do livro me pareceram bem desnecessários e acredito que seja um toque da escrita da Siobhan Vivian.  Não é um livro profundo, com grandes lições de vida e quotes inesquecíveis. É algo bem mais simples.
“ – Não quero matá-lo – digo, para deixar bem claro. – Só quero que ele sinta um pouquinho da dor que eu senti. – Nem sei se isso é possível. 
- Vamos ajudá-la, Mary. Vamos fazê-lo pagar pelo que fez. - Lágrimas estão escorrendo pelo rosto de Lillia, mas há fogo em seus olhos.”
   Mas não fiquem aí pensando que eu não gostei do livro. Olho Por Olho foi escrito de forma leve e sem arrodeios. Foi uma leitura empolgante que eu fiz em uns dois dias porque não conseguia parar de ler. Eu queria saber logo o que ia acontecer com as meninas e os outros personagens. Podemos ver que não é um livro escrito com pressa. Todos os personagens foram bem elaborados e tem características próprias.
   O desfecho surpreendeu um pouco e deixou algumas pontas soltas para o próximo livro, Dente por Dente. Que eu vou ler o mais rápido possível para saber como as coisas vão se desenrolar entre as três garotas depois dos acontecimentos do trágico baile.

Beijos e até mais! 




28 comentários:

  1. Olá Carla
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento, também achei uma leitura empolgante e sem rodeios. Quando fiz essa leitura também pensei que sobre a vingança, haveria algo mais profundo sabe, e isso pode ter desanimado um pouco.. De qualquer maneira, vale a pena ler, mas tendo em mente que é algo mais simples. Não deixe de ler Dente por dente ;)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia o livro, gosto bastante do gênero mas infelizmente a premissa dessa obra não me agradou. Não parece ser um livro ruim ou chato, mas muitos pontos nessa trama não conseguiram me atrair e o livro não me despertou interesse. Não curti muito a capa, mas gostei de ver sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já conhecia o livro, mas só com a divulgação do último livro da série foi que notei quem era uma das autoras d a obra rsrs. Acho as capas de toda a série uma cosia tão linda. É uma pena que o lbiro nao tenha te agrado por inteiro, mas que deixou tudo okay e com vontade de ler o próximo. Sou muito fã do gênero dessa obra e sem dúvidas eu me identificaria muito com as coisas,afinal, quem nunca sofreu Bullying? Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Conheci a escrita da Hann através do lindinho Para Todos os Garotos que Amei, mas este livro aqui eu não conhecia e fiquei interessadíssima, principalmente por você ter falado que leu em 2 dias porque não conseguia ficar longe da história.
    Quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse livro e espero que lance mais livros continuando esse história

    ResponderExcluir
  6. Olá eu estou de olho nesse livro há um tempo porque gosto muito desas duas autoras e fiquei curiosa para o que viria da junção delas duas. Depois de sua resenha me encantou ainda mais, até porque eu não conhecia a história. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura, mesmo que com alguns senãos..! :) ahah

    Eu gostaria de ler talvez... Adoro quando a escrita agrada e a leitura flui assim, ao ponto de conseguires ler em dois livros!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi oi querida,
    Adorei a resenha e também gosto da escrita da Jenny ♥
    Engraçado esse livro fugir do cotidiano. A maioria dos livros são de garotas frágeis que se apaixonam e não de garotas que procuram vingança (Me senti na série REVENGE).
    Gosto de livros assim, e pretendo ler em brece. Com a sua resenha (bem sincera, por sinal), eu fiquei tentada a ler está obra. E estou ansiosa para conhecer Kat, Lillie e Mary

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla,
    Sempre ouvi falar bem da Jenny Han, mas nunca li nada dela por não curtir muito romances. Na hora que li a sinopse de Olho por Olho, pensei que essa seria uma história de pegar fogo e fiquei com vontade de ler. Ao ler seu parecer eu fiquei desanimada. =/
    Sei que você deixou claro que gostou do livro, mas pela vingança ter sido beem fútil eu já perdi o interesse. Além disso os acontecimentos sobrenaturais também me desmotivaram.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca li nada da Jenny Han mas tenho muita vontade porque várias pessoas falam muito bem dela para mim. Esperava uma vingança bombástica também, que pena que isso não acontece, me deixou um pouco decepcionada e perdi um pouco a vontade de ler essa obra. Achei esses eventos sobrenaturais desnecessários, já que não foram inseridos de uma maneira que casava com a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Já tinha tomado conhecimento desse livro a um tempo atrás e fiquei até interessada no enredo, no entanto, como você eu iria esperar uma vingança bombástica e isso desanima um pouco. Ainda assim, gostei de saber que tem uma pegada sobrenatural na obra, gosto muito de elementos assim na história e isso me animou a dar uma chance ao livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Tenho esses livros em minha estante (esse e a continuação) mas confesso que não tenho tanto interesse em lê-lo não. Essa coisa de vingança não me agrada muito, ainda mais agora após saber que se tratam de coisas beirando ao fútil. Outro ponto que achei desnecessário foram esses acontecimentos sobrenaturais. Não gosto quando mistura, sabe? Acho que pela premissa, a história podia ser desenvolvida sem isso. Enfim! Passo a indicação e espero que você goste da continuação.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  13. oie, parece uma premissa leve mas bacana. particularmente não gosto de livros que envolvem adolescentes, mas abro umas exceções e esses que tem amizades me atraem. Bom, acho que ficaria meio pesado se as vinganças fossem do tipo bombásticas, e tomara que você curta a continuação.

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Eu já vi esse livro pela internet, mas eu confesso que apesar da premissa ser legal, acho muito adolescente de alguma forma. Young Adult precisa ser muito convincente mesmo. Mas adorei a premissa, quem sabe um dia eu não leia né?

    bjs =)

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu soube dessa trilogia mais recentemente quando a Novo Conceito anunciou que ano que vem vai publicar o publicar o terceiro livro. Quando eu vi, não me interessei muito pois nem sabia do que se tratava e também não fui atrás para saber.
    Mas agora lendo a sua resenha, percebi que talvez eu goste da leitura. Neste momento estou precisando realmente de livros mais rápidos e fico contente que esse é assim. O que me preocupa um pouco é ficar decepcionada com a "vingança" delas, mas darei uma chance sim.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-ok-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  16. Olá Carla,
    Que legal que o livro é leve!
    Tenho duas experiências com a autora e não foram muito prazerosas, confesso. Olho por olho é um livro que parece ter uma premissa comum, mas agradável e que me deu vontade de ler, quando lançado, mas que passou.
    Apesar de não ser um livro profundo e ser de uma autora que eu não curto muito acho que é uma obra que daria uma chance, mesmo porque sua resenha está incrível.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá, Carla. Tudo bem?
    Ao ler a sua resenha, eu consegui encontrar alguns pontos que me agradaram na história e outros que nem tanto. Um das coisas que me deixou desconfortável foi saber que o livro é uma trilogia, eu geralmente não gosto de série, sempre acabo me decepcionando. Apesar disso, eu fiquei bem envolvido com a temática, até fiquei curioso para saber quais foram as vinganças que você diz ser fracas, mas acaba na comentando. Outra coisa que achei bem legal foi saber que o livro é narrado sobre o ponto de vista de cada uma das três personagens. Ainda não tive oportunidade de ler livros com essa características, mas já li resenha de vários livros que usam a mesma técnica e achei bem interessante. Estou ainda com um pouco de dúvida se vou ler, por conta de ser uma séria, mas gostei a dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu ainda não essa trilogia, mas tenho curiosidade. Só estou esperando a publicação do último volume, assim leio de uma vez. Não gosto de ficar esperando a publicação dos volumes, por isso que ainda não comecei a leitura. Mas agora falta pouco para esperar rsr
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Parabéns pela resenha, parece ser um livro interessante, porém confesso que a estória não me conquistou!

    Abraços e sucesso!

    http://www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!!
    Realmente me lembrou o filme Carrie a estranha. Me lembro de acontecer coisas sobrenaturais e ter um baile no final. Achei bem legal essa história, eu não conhecia esse livro e fiquei interessada em saber como foi afinal essa vingança das três meninas. Bom saber que é uma trilogia, a princípio achei que fosse um livro único.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adooooorei essa premissa, sério, me apaixonei nessa sinopse, além disso essa capa me ganhou, totalmente lerei esse livro futuramente, quando tiver a oportunidade, parece um daqueles livros que nos prendem hahaha! Adorei sua resenha também, muito bem escrita, parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Inicialmente, quando comecei a ler a resenha, jurava que seria mais um livro juvenil com algo mais escolar (não, não li a sinopse). No entanto, percebi que tem algo a mais por tratar de vingança, além disso, você deixou claro ser uma grande fã da autora. Acho que vale a pena arriscar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Carla

    Eu quero começar a trilogia porqhe a NC vai lançar o último em Janeiro, mas vou sem expectativas, pois sei que o livro tem defeitos, logo, não estranho suas ressalvas. Curiosamente não me interesso pelos outros livros da Jenny.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oieee, tudo bem?? Confesso que eu respondi sim para todas as perguntas da sinopse kkkkkkkkk Sou dessas, bem vingativa. Ou melhor, era. Acho que a idade foi me deixando mais "pró-amor" kkkkkk Embora eu não tenha gostado da capa, porque eu não gosto de capas com pessoas (me julguem!), eu ameeeeei a premissa. Mas eu imaginava também uma pegada meio Doce Vingança. Amo/Sou kkkkkk Apesar das suas ressalvas, eu quero ler sim! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Li esse livro no comecinho do ano passado e achei ele uma mistura de Pretty Little Liars com Gossip Girl haha. Foi uma leitura muito legal e fluída, na qual eu não conseguia largar o livro de tão bom que achei a narrativa, tanto é que li em um dia. Ainda não tenho o segundo volume, mas agora que a editora vai lançar o terceiro volume, irei correr atrás.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiee Carla ^^
    Eu quase comprei esse livro várias vezes, mas sempre desistia. Antes, quando eu ainda não estava acostumada com esse gênero e com assuntos "desse tipo", não tinha muita curiosidade de conhecer. Mas agora bateu uma vontade de ler....haha' fico feliz em saber que você gostou da história, apesar das partes decepcionantes. É tão triste esperar uma granada e receber uma...sei lá, bombinha, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir