Resenha: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa - Margo Berwin

Olá pessoas do mundo inteiro! Sabe aqueles livros com nomes enoooormes?

 "Lila Nova, 32 anos, redatora de publicidade, divorciada reside em um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York, não gosta de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. 

Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada 'zona de conforto' para encontrar o que realmente quer. "    

   Bem, posso dizer que esse livro não foi nada do que eu imaginava. O livro é narrado em primeira pessoa por Lila. Uma publicitária bem sucedida, 32 anos e recém divorciada que mora em um apartamento sem muitos atrativos em Nova York. Um dia, a fim de trazer um pouco mais de vida para seu apartamento, Lila decide comprar uma planta em uma feira próxima ao seu apartamento. O vendedor de plantas é Exley, um homem sedutor que faz algumas borboletas se mexerem no estômago de Lila. 
   Após um dia "daqueles" no trabalho, passando em frente a uma lavanderia, uma planta chama sua atenção. Uma samambaia-de-fogo. A beleza incomum da planta desperta a curiosidade de Lila e faz com que ela entre. O dono da lavanderia é Armand, um senhor excêntrico e simpático que lhe da uma muda da planta e instruções para que ela crie raízes. Armand também é o dono de nove plantas muito raras. E essas nove plantas, teoricamente, podem trazer abundância em vários aspectos, como amor, dinheiro e até filhos.
   Lila descobre que a samambaia-de-fogo é uma planta muito rara e que pode lhe render muito dinheiro. Isso a torna uma mulher gananciosa e Lila põe tudo a perder.
   Creio eu, que se disser mais alguma coisa sobre a narrativa estarei dando spoilers. Quando comecei a ler o livro imaginei que seria um típico Chick-lit. Que Lila seria uma mulher urbana que se apaixonaria por um cara do "campo" e blá blá blá. Não seria ruim se fosse assim, não mesmo. Mas a autora foi para um lado completamente diferente. O livro que deveria ser uma coisa mais real se tornou uma fantasia. Algumas coisas "mágicas" e surreais demais foram acontecendo e eu fiquei me perguntando "mas sobre o que é esse livro?". A autora escreve bem e a narrativa flui bastante rápido. Acredito que talvez ela só tenha se perdido em sua própria criação.



   Porém, Lila não é uma personagem que me cativou muito. Ela é desesperada e carente. Desesperada do tipo de se apaixonar pelo primeiro homem atraente e bronzeado que lhe estender a mão. Armand... Tenho uma relação de amor e ódio por ele. De ínicio o achei um idoso sábio e engraçado e que teria muito a ensinar para Lila mas depois... Acho que ele se perdeu um pouco também. Segredos foram revelados e o livro ficou com uma história sem pé nem cabeça. (E uma mulher louca por sexo).

   Acredito que Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa tinha tudo para ser um ótimo livro. Mas não foi. Fazer o que, né? Acho que três estrelas é muito e duas estrelas é pouco para classificá-lo haha, mas vou deixar com três porque o livro é fino e foi um bom para passar o tempo. E sem falar nessa capa que é um amor. A Intrínseca arrasando como sempre nas edições. \o/


"As plantas precisam de raízes porque não podem se locomover. As raízes são úteis para elas, impedem que o vento as derrube. Nós humanos, podemos nos deslocar quando queremos, mas nossas raízes nos prendem, sem necessidade. Em geral, num lugar em que não queremos estar. Depois, quando tentamos sair dali, precisamos romper com as raízes, e isso dói, então acabamos ficando onde estamos." (Pág.64)

   Isso é tudo, pessoal. Espero que tenham gostado da resenha. Esse foi um livro em que aprendi muuuuito sobre plantas (mais até que na escola), e fiquei com vontade de ter uma em casa. Foi uma leitura gostosa e rápida e também dei algumas boas risadas. E por 3,39 R$ né? Acho que nem posso reclamar haha. (Sim, eu realmente paguei 3,39 R$ nesse livro.)




Até mais!

8 comentários:

  1. Eu realmente achei o assunto do livro bem exótico, e adorei bastante. Com uma capa linda, e parece também ter uma diagramação danada de boa, e estou pensativo com a citação que usou, sobre raízes e plantas, realmente muito boa e bem pensada. Ainda não estou acreditando que o livro tenha custado menos de quatro reais. Por mais promoções dessas aqui, porque está em falta! AMEI <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem isso mesmo, e esse quote mostra como Armand é sábio durante todo o livro. Aprendi muito com ele.
      Beijos!

      Excluir
  2. Passei de comprar esse livro várias vezes. Acabei deixando. Ele sempre está em promoção. Nuca o vi mais por mais de 6,00. Talvez arriscaria a leitura por ser uma história diferente. Mas falta empolgação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura empolgação aí haha. Ele sempre está super baratinho mesmo, tanto que eu acho que paguei menos, muito menos do que ele vale. O assunto é exótico e garante uma boa aventura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Esse livro é bem isso mesmo, vende uma coisa na sinopse e na metade da leitura você se depara com outra. Aquele caminho mágico que o livro tomou deixou a história completamente estranha. Só valeu pelo preço, paguei menos de 5 reais nele hahaha.
    Mas realmente, tinha tudo para ser melhor.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é haha, acho que se eu soubesse do rumo que o livro iria tomar antes teria gostado mais.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Carla!
    Gostei de sua resenha mas preciso dizer que já li esse livro e discordo um pouco da sua opinião. Concordo quando diz que a autora "viajou" um pouco na maionese colocando significados místicos nas plantas mas isso não foge muito da realidade. Ao mesmo tempo que colocamos significado nas rosas por exemplo a autora utilizou plantas exóticas para para dar significado a tudo o que é importante em nossas vidas. Acredito que além disso, o ponto forte do livro não é o romance ou o fato de Lilla ser "louca por sexo" como você disse, mas sim a história de uma mulher desestabilizada emocionalmente que precisa dar um novo rumo à sua vida e descobre que a sua felicidade não está no dinheiro ou no trabalho ou em seu passado, mas sim no desconhecido, no que está por vir, ou seja, a felicidade está no futuro que ela ainda não conhece mas está disposta a conhecer.
    Bom, essa foi a impressão que eu tive e esse livro acabou me ajudando a tomar uma decisão importante na minha vida. Pois as vezes precisamos largar tudo e começar de novo para encontrar a felicidade!
    Bjocas!

    http://saberes-literarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ponto de vista, nunca tinha olhado por esse lado. Lila realmente se transforma em uma Lila super diferente. Creio que o meu problema com esse livro é que não esperava toda essa mudança e esse rumo que o livro iria tomar. Muito legal seu jeito de olhar o enredo, olhando desse ângulo acho que até poderia classificar com uma estrela a mais haha.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir