Três Vezes Nós - Laura Barnett

Título: Três Vezes Nós
Páginas: 384
Autor: Laura Barnett
Editora: Novo Conceito
SINOPSE: Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela.Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito.Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais. Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha?Três vidas. Três histórias. Três destinos… permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte.Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.

   Três Vezes Nós é narrado em terceira pessoa oscilando entre a perspectiva de Eva e Jim. É dividido nas suas três versões de uma mesma história. Cada capítulo mostrando acontecimentos de cada versão. A premissa do livro pode parecer um pouco confusa, mas calma, não entrem em pânico.

   Acredito que cada um de nós já pensou nos muitos "e se..." da vida. "E se eu não tivesse feito tal coisa?" "E se naquele dia o ônibus não tivesse atrasado?" "E se...". Enfim, são inúmeros e é isso que o livro passa.

"No futuro, Eva pensará: Se não fosse por aquele prego enferrujado, Jim e eu nunca teríamos nos conhecido. Aquela idéia entrará em sua mente com uma força que lhe arrancará o fôlego. [...] Não seria mais fácil - ou mais provável - que nenhuma dessas coisas acontecesse?"
 
   A história começa em 1958 quando em um belo dia, Eva Edelstein fura o pneu de sua bicicleta ao tentar desviar de um cachorro na rua. Nesse mesmo momento Jim Taylor, está passando por ali e ajuda Eva e a convida para tomar alguma coisa enquanto conserta sua bicicleta. Essa é a primeira versão.
  Mas também temos a segunda versão, com Eva e seu pneu furado, Jim passando por ela na rua mas sem se conhecerem.
   E também a terceira, onde acontece o incidente da bicicleta, Eva e Jim se conhecem mas por certos motivos, acabam não ficando juntos.
   Ler esse livro foi como mergulhar em um mar de possibilidades infinitas. Foi incrível poder ver como pequenas escolhas que os personagens tomaram puderam mudar a vida deles completamente. Eva é uma mulher inteligente, gentil e que quer se tornar escritora. Jim é um aluno do curso de direito - que odeia - e sonha em poder se tornar um pintor de verdade, como seu falecido pai.
   Ao fazer a leitura é preciso ter bastante atenção para não confundir acontecimentos nem personagens secundários. O livro é cheio deles, foram tantos nomes que era até difícil associar as pessoas citadas. A escrita da autora é boa mas demorou para fluir por ser bastante detalhista e por fatos que se sucediam e me faziam ficar voltando parágrafos. Também não gostei muito do uso excessivo do travessão para citar outros acontecimentos. A impressão que me passou foi a de como quando alguém está contando uma história e do nada muda de assunto e aí retoma a história de novo. Confuso.


   O romance é bastante realista, aqui nós não vemos pessoas lindas e perfeitas que se amam e tem seu "felizes para sempre", não tem paixão a primeira vista nem um cara super durão que se encanta pela mocinha inocente. Os protagonistas passam por problemas reais, crises no casamento, crises no trabalho, problemas com os filhos, divórcios e traições - e coloque traições nisso, foram muitas.
   Acredito que a leitura tenha sido mais lenta por ser um livro que trata da vida toda dos protagonistas. Desde a década de 50 até os dias atuais. Quando o livro acabou o que senti foi saudade. Eu  me acostumei a narrativa da autora e aos personagens. Acompanhar toda a trajetória deles e ver como as escolhas podem mudar vidas foi uma experiência muito boa e apesar de alguns pontos negativos, é um livro recomendadíssimo.

P.S.: No final do livro existe um espaço para o leitor anotar os acontecimentos mais importantes e não ficar perdido. Foi mesmo muito útil para mim.
Beijos e até mais!


19 comentários:

  1. Ola Carla
    Sua resenha é a primeira que leio sobre esse livro. Achei a capa dele linda e confesso que a sinopse me deixou tentada para fazer a Leitura. Adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente por não saber nada mesmo. Uma pena ser narrado em terceira pessoa, é algo que não me agrada muito. Mas achei interessante sobre o espaço de anotações..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, já li algumas considerações sobre o livro e nãos ei se eu leria. Talvez ficaria confusa com as histórias, mas mesmo assim, achei a proposta original.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu tenho o livro aqui, pois recebi de cortesia, mas quem irá lê-lo é meu amigo. Achei a idéia bem confusa também, três histórias? De início achei que era um livro com três contos sobre amor kkkk (ki loko) mas depois meu amigo foi explicado e eu intendendo. Achei sua resenha muito bacana e que deixa muitos fãs do gênero com muita curiosidade de ler o livro. Um ponto que me deixou bem feliz é o fato dos fatos serem bem realistas. Sobre a capa ela está um arraso e a diagramação é muito fofa. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla,
    Essa será uma de minhas próximas leituras e estou ansiosa, pois tenho visto que algumas pessoas estão um pouco decepcionadas com o que estão encontrando. A autora parece ser ousado demais nesse livro e não sei se isso foi bom, sabe? O espaço de tempo da história é bem longo e acompanhar 3 histórias em uma só pode ser bem confuso. Achei legal o romance ser realista e que você tenha gostado da leitura e sentido saudade da história ao concluí-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla!
    Amei a sua resenha. Mesmo que a história possa ser um pouco confusa por mostrar várias facetas da história, achei diferente essa forma de escrita e acho que vou me aventurar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, esse livro foi meu último abandono. Tentei ler até 25%, mas não consegui ir além disso. Uma pena, pois a premissa é bem legal. Achei extremamente confuso, se as histórias fossem apresentadas separadamente teria sido muito melhor. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser legal só sinto medo de 3 narrativas diferentes me deixar confusa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Nossa acho que esse livro deve ser um pouco confuso de ser lido mesmo com o espaço atrás para anotar os acontecimentos importantes acho que eu me sentiria perdida e acabaria misturando as versões. Embora seja uma proposta diferente e inovadora acho que no momento eu não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Quando eu li o nome desse livro, me sentir um pouco confusa, mas que bom que você explicou! É uma narrativa muito boa e diferente dos outros livros. Porque sempre tem o felizes para sempre como você disse, e isso narra algo bem real mesmo. Adorei a temática"

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Nossa, nunca li um livro assim com possibilidades! Três histórias dentro de uma e os desdobramentos que um encontro, desencontro ou afastamento podem causar. Fiquei muito curiosa mesmo pra conferir! O que não me agradou muito foi saber que a história tem muitos personagens secundários e, se não for lida com atenção, pode causar confusão. Enfim! Ainda assim quero conferir essa história e conhecer esses personagens reais que te deixaram com saudades.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa, amei a premissa do livro e assim por cima não achei confuso, mas talvez lendo possa mudar de ideia hahaha Gostei muito de a autora mostrar os caminhos possíveis que um único momento pode levar. Fiquei muito curiosa e pretendo ler muito em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu amei bastante esse livro, foi bem diferente de tudo o que tenho lido nos últimos tempos. Também senti saudade, principalmente porque também me acostumei com os personagens e a narrativa. Gostei mais porque é uma história sobre a vida, sobre as pessoas como elas são. haha. poxa, poderia ter dado 4 estrelinhas em? bjssssssss

    ResponderExcluir
  13. Eu não achei confuso o enredo, talvez por gostar de ver vários pontos de vista. Interessante poder ver caminhos alternativos para a mesma situação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla! ^^
    Tinha visto esse livro da Novo Conceito e já estava achando a capa um amooor, mas em nenhum momento havia parado para pesquisar sobre o que é a história. Fiquei bastante curiosa por você falar que a autora nos apresenta três versões diferente... Adoraria conferir como ela desenvolveu a história levando em conta isso.

    Beijos e até logo! \o

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla

    Esse livro foi uma das minhas últimas leituras. É uma história muito interessante, mostra bem o ambiente familiar e todas suas nuances, mas não foi uma leitura 100% agradável. A narrativa me cansou e em vários momentos me senti confusa. Dei três estrelas também, mas não tiro o mérito da obra, que é bem original.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já vi algumas resenhas referentes à obra e confesso que a cada uma que leio fico bem curiosa para conferir essas três narrativas distintas e como são abordados alguns pontos sobre o ambiente familiar.
    É interessante saber que ao final do livro, temos um espaço para fazer anotações e creio que seja bem útil mesmo para entender melhor e não se perder.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e ele despertou muito minha curiosidade, adorei a proposta dele sobre retratar a vida dos protagonistas desde a década de 50, imagino que da saudade mesmo depois que a leitura acaba! mas gostei bastante de conhecer a obra, com certeza tentarei ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Já li resenhas muito positivas sobre esse livro, mas percebi que ele não te agradou muito. Eu achei a capa e a sinopse muito tentação, mas não conseguir sentir alegria em lê-lo. Quem sabe em um futuro próximo!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Já li resenhas muito positivas sobre esse livro, mas percebi que ele não te agradou muito. Eu achei a capa e a sinopse muito tentação, mas não conseguir sentir alegria em lê-lo. Quem sabe em um futuro próximo!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir