Título: A Menina Feita de Espinhos
Autor: Fabiane Ribeiro
Páginas: 343
Editora: Universo dos Livros
SINOPSE: Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo, assustando e repugnando as pessoas. Eu deixo o mundo mais feio. Mas aprendi, após receber tantos olhares de repugnância, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e desencontros.
Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida, mas não desiste. Quem gosta de giz de cera, bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E veem beleza em tudo. Absolutamente tudo.
Mas se você não é assim, este livro ainda é para você, porque celebra as diferenças.
A Menina Feita de Espinhos é narrado em primera pessoa por Kat, uma garota que nasceu com um distúrbio epidérmico muito raro. A camada superficial de sua pele é coberta de elevações, múltiplas e finas, no formato de espinhos. Quando li o titulo do livro, imaginei que os espinhos eram uma matáfora, mas não. Kat é realmente feita de espinhos. Espinhos pontudos e que secretam uma espécie de muco, produzido pela própria epiderme modificada, que poderia ser fatal para quem tocasse. Basicamente, ela nasceu com espinhos na pele, e esses espinhos soltam veneno, um veneno fatal. Por causa dos espinhos, sua mãe morreu durante o parto.
Do início até pouco antes da metade, o livro é formado pelas lembranças de Kat. Assim, podemos descobrir mais sobre ela. Saber mais sobre o chalé onde ela mora com o pai, que é um homem adorável. De verdade, gostei muito desse personagem. A forma como ele cuida de Kat mesmo sem poder tocar a filha uma vez sequer é emocionante. Também podemos ver como foi a infância da garota que nunca foi tocada por ninguém, seu cavalo Joaquim, e as rosas, que ela tanto gosta. Conhecemos também Mica, seu único amigo. A única pessoa que não a olha com repulsa - além de seu pai -, ou tem medo de seus espinhos. Até que um dia, quando Kat completa 16 anos, algo acontece. Esse evento muda para sempre a vida de Kat. A torna diferente em todos os aspectos.
"Aprendi com o tempo e após passar por tantos momentos difíceis que a alma de qualquer pessoa não é intacta. Ela é fragmentada, dilacerada e rasgada várias vezes ao longo da vida. Ela é também cheia de espacinhos vazios, causados pelas dores e pela solidão. E você Gregg, completa cada um desses espacinhos vazios que há em mim. Eu só queria ter você mais perto." (Pág. 258)
Não posso falar muito sobre a história do livro em si, pois isso se resumiria em: spoiler, spoiler, spoiler. Mas posso dizer que dois anos após esse traumático evento, Kat conhece Gregg, e Gregg se torna namorado de Kat. É óbvio que o namoro deles não é comum. O amor que eles sentem um pelo outro não iria curar Kat e dar um final feliz. Mas esse é o ponto. O sentimento recíproco deles é muito bonito. Ambos sabem que ele nunca poderia toca-la. Isso poderia mata-lo. Mas Gregg a aceita mesmo assim. Ele quer ir fundo nisso. E o livro mostra a todo instante como eles se amam. E como eles fazem questão de demonstrar sempre que possível seus sentimentos um pelo outro. Porém, a autora não nos deixa conhecer Gregg melhor, o que podemos saber dele é muito vago pois 85% das falas de Gregg no livro é sobre como ele ama Kat e fim.
O livro é formado por atos, e esses atos são formados por capitulos, e esses são bem curtos, de uma ou duas folhas no máximo, e isso torna a leitura bem rápida. Os capitulos são intercalados com partes chamadas "Livro da Vida", onde encontramos pensamentos, memórias e como a Kat se sente nesse momento do livro. A narrativa é cheia de metáforas do início ao fim. E Kat é uma garota que apesar de jovem, tem pensamentos muito profundos e filósoficos.
A Menina Feita de Espinhos nos faz perceber que todos temos espinhos assim como Kat. Mas a diferença é que os espinhos dela estão a mostra e os nossos não. Os espinhos dela afastam as pessoas, e os nossos também. Nossos espinhos são aqueles nossos defeitos ou atitudes que somente nós mesmos conhecemos. Nossos espinhos são os segredos e sentimentos mais profundos que não nos atrevemos a deixar ninguém ver. O livro nos faz refletir sobre nós mesmos e nossas atitudes. Nas partes em que que Kat descreve como as pessoas a tratam e a olham diferente, eu ficava com raiva e pensava "mas que droga, por que fizeram isso?". Mas aí me perguntei, "o que eu faria se fosse comigo?".
A Menina Feita de Espinhos nos faz perceber que todos temos espinhos assim como Kat. Mas a diferença é que os espinhos dela estão a mostra e os nossos não. Os espinhos dela afastam as pessoas, e os nossos também. Nossos espinhos são aqueles nossos defeitos ou atitudes que somente nós mesmos conhecemos. Nossos espinhos são os segredos e sentimentos mais profundos que não nos atrevemos a deixar ninguém ver. O livro nos faz refletir sobre nós mesmos e nossas atitudes. Nas partes em que que Kat descreve como as pessoas a tratam e a olham diferente, eu ficava com raiva e pensava "mas que droga, por que fizeram isso?". Mas aí me perguntei, "o que eu faria se fosse comigo?".
"A vida, às vezes, nos separa das pessoas que amamos sem grandes explicações, mas não é por isso que tudo que vivemos juntos seja apagado." (Pág 313)
Principalmente no final o livro mostra seu lado mais cristão. Não é que ele seja o tempo todo sobre religiosidades ou auto ajuda. Nada disso. O desfecho do livro foi surpreendente e confesso que me deixou de olhos marejados. Se fosse pelas últimas vinte páginas, classificaria com cinco estrelas. O livro acabou com tudo no seu lugar certinho e nenhuma "ponta solta", e eu admiro qualquer autor que consiga fazer isso. Mas como o livro tem outras trezentas e poucas páginas, vou deixar com quatro.
Isso é tudo, pessoal! A Menina Feita de Espinhos é um livro sobre perdão, gentileza e principalmente, a beleza que existe no mundo e em nós.
Isso é tudo, pessoal! A Menina Feita de Espinhos é um livro sobre perdão, gentileza e principalmente, a beleza que existe no mundo e em nós.
Oi Carla,
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas até que achei a premissa interessante. Coitada da personagem, eu também pensei que se tratava de uma metáfora, mas deve ser estranho nascer com espinhos e ainda ter veneno fatal. Imagino mesmo que deve haver várias reflexões sobre a temática e o modo como enxergamos a vida. Uma pena não ter um desenvolvimento maior sobre Gregg, acho que se eu lesse iria querer saber mais sobre ele..
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Oi Carla,
ResponderExcluirQue enredo diferente. Fiquei curiosa para saber se há alguma explicação da Kat ter nascido com esses espinhos. Se você se emocionou, com certeza o livro terá o mesmo efeito sobre mim já que sou uma chorona quando leio.
Conheço há muito tempo a Fabiane, mas nunca li nada dela, realmente por falta de oportunidade. Espero poder ler esse livro.
Bjs,
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei a premissa dele bem interessante e diferente.
Nossa que barra deve ser para a Kat, não poder ser tocada nem por aqueles que ela ama.
Que bom que a personagens que a amam e que a tratam com o amor e carinho que ela merece e que veem além das aparências.
Acredito que seja uma ótima história e com uma linda mensagem!
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Ainda não conhecia o livro e várias coisas me deixaram curiosa quanto a ele: a capa, a arte gráfica interna e o título. Mas confesso que esta abordagem cristã me desanimou muito. Particularmente, acho um pouco tendenciosos livros assim.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Eu li o livro e realmente me pegou de surpresa seu enredo. Foge do óbvio o que gosto muito nas leituras. Eu super recomendo...
ExcluirOi Carla,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas sua resenha fez com que me sentisse em casa, é como se eu já conhecesse os personagens e seus protagonistas. Definitivamente essa história é diferente de tudo que já li na vida, como assim coberta de espinhos venenosos? Não bastava ser espinhos ainda tinham que ter veneno? Nossa que dó dessa garota, mais ao mesmo tempo acredito nas mensagens importantes que existem por trás de toda essa singularidade e já quero ler com certeza.
Abçs
Nosso Mundo Literário
Olá Carla,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e igualmente a você achei que o título era uma metáfora rsrsr..
Eu gosto bastante desses livros que tocam nossa consciência, que nos faz pesar no mundo real mesmo sendo uma "ficção". Suas palavras na resenha foram inspiradoras, realmente todo mundo tem espinhos, atitudes, sentimentos, pensamentos que afastam os outros e que tentam ao máximo esconder. Lindas palavras! Vou anotar o nome do livro para eu ler um dia, a historia parece ser muito linda e tocante.
http://www.nossomundoliterario.com.br/
Olá Carla, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, estou em choque com esse livro. Confesso que quando comecei a ler sua resenha, fiquei pensando que a protagonista seria isolada e fiquei muito contente por saber que o pai dela cuida dela e que ela tem amigos, mesmo que apenas um.
Fiquei curiosa para saber o que foi esse acontecimento na vida dela.
Uma coisa que me agradou foi o fato de o relacionamento dela com o Greg não curar, mas, ainda assim, não deixar de existir. Além, é claro, das reflexões que o livro apresenta.
Preciso desse livro.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Olá!
ResponderExcluirEu tenho esse livro, mas ainda não o li. Quando o comprei, eu também achava que era somente uma metáfora, mas descobrir que ela realmente é feita de "espinhos" me deixou extremamente triste. Fico pensando em como a protagonista deve ser julgada, por quanta coisa ela teve que passar =/ É por isso que acabo adiando a leitura desse livro: vou sofrer junto com ela.
É uma pena que a autora não tenha desenvolvido o personagem Gregg mais a fundo, adoraria saber mais sobre ele.
Os capítulos curtos me atraem e isso de "livro da vida" também. Vou ver se dou uma chance em breve para o livro.
Ótima resenha!
Beijos!
Olá
ResponderExcluirEu estou louco para ler essa obra, sério mesmo, não tenho costume de ler os livros da Universo, mas essa me ganhou de mais. Minha prima tem esse livro e eu quando estava na casa dela ainda li umas páginas rsrs e achei bem interessante, acho que irei pedir emprestado o livro em breve. Adorei as suas considerações que você ressaltou, vou anotar sua dica é ler bem embreve! Até mais
Bjks
Oi
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Uma garota com uma doença que causa esse problema todo na pele. Imagino as situações e sentimentos que norteiam a personagem. Gostei de saber que há um lado cristão também.
Dica anotada!
Parece que esse livro traz uma linda mensagem por trás de toda história, fiquei bem intrigado a ler essa história. Espero poder realiza-la
ResponderExcluirAchei a história bem instigante, não pensei que seria verdade a personagem ser feita de espinhos, que surpresa! Deve ser mesmo muito emocionante seu relacionamento com o pai, que nem pode toca-la, fiquei curiosa para saber como ira funcionar o romance, é uma pena que a autora não tenha criado uma personalidade a Gregg, estou com alta curiosidade sobre o desfecho do livro, quero ler
ResponderExcluirHi baby, tudo bem? Assim como você eu também achei que o titulo do livro fosse metafórico mas quando continuei lendo sua resenha vi que não, o que tornou o livro muito intrigante, adorei sua resenha e a forma como você consegue passar a essência do livro sem dar spoiler nenhum! me deixou muito animada para ler, gostei do fato do final ter relação com a religiosidade, gosto do tema em livros YA, vou ler com certeza! parabéns pela resenha <3
ResponderExcluirLilian Valentim
http://speakcinema.blogspot.com.br/
beijinhos
Olá!!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e fiquei completamente encantada pela estória da Kat,o que me chamou mais atenção é que a estória não é a mesmice que estamos já acostumados a ler, e com certeza já está incluida na minha listinha de leitura,pois fiquei bem curiosa sobre o que acontece com ela aos 16 anos. ótima dica de leitura!
http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/06/resenha-confissoes-de-uma-garota.html#comment-form
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei encantada com tudo que li na sua resenha e já quero o livro pra ontem kkkkk Bom, eu achei a premissa muito bacana e diferente, imaginava que fosse uma metáfora essa coisa da garota ser de espinho, mas não, o que me deixou mais curiosa ainda. E realmente todos temos nossos espinhos, coisas que afastam as pessoas de nós e imagino que essa deve ser uma historia que emociona e faz o leitor refletir bastante mesmo. Enfim, simplesmente adorei a sua dica de leitura, espero um dia ter oportunidade de ler, porque acredito que serei muito conquistada.
Beijos :*
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia este livro antes, porém achei muito interessante esse fato de ela realmente ter espinhos venenosos e ninguém poder tocar ela. Mas... se ela nunca foi tocada, como cuidava dela quando era bebê? Não sei porque , mas pensei nessa possibilidade kkk
Adorei a análise que você fez sobre os espinhos e ela é realmente verdade, todos nós temos espinhos e as vezes sem querer e sem perceber soltamos eles nas pessoas e acabamos machucando elas.
Gostaria bastante de realizar a leitura deste livro.
Beijinhos!
Cantinho Cult
Oi Carla, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro ainda e confesso que gostei muito dele, sua resenha está muito chamativa e empolgante, gostei que ele trata de assuntos mais sérios e que nos faz refletir, que fala de gratidão e da beleza da vida. Gostei mesmo desse livro e com certeza tentarei ler esse ano ainda!
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi Carla!
ResponderExcluirQuando li a sinopse também imaginei que os espinhos fossem um tipo de metáfora, mas gostei da ideia de ser algo bem literal. É interessante essa construção que a autora fez para mostrar que sempre podemos encontrar beleza a nossa volta e também a lição sobre aceitação que o livro passa.Com certeza vou querer conferir a história.
Beijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro e achei a capa muito linda mesmo. Quando li o título também achei que os espinhos fossem uma metáfora e me assustei ao saber que a menina tem de fato espinhos pelo corpo. Coitada, deve ser uma barra dura de segurar.
Fiquei curiosa demais para conhecer o pai dela e esse rapaz que se apaixona por ela. Deus, que atitude linda deles passarem por cima dessas barreiras. Gostei muito da comparação que você fez dos espinhos dela com os nossos, muito curioso isso.
Bem, achei a história bem intrigante e acho que leria sim.
Então, obrigada pela dica.
Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Oi Carla, menina acheina capa desse livro linda pelas cores. Adoro essas cores que me lembram o inverno e. Diagramação também me pareceu bem caprichada pela foto que postou.
ResponderExcluirA história em si não chamou muito minha atenção. Apesar de em um momento sua resenha você ter dito que quando ela completa 16 anos um.evento muda tudo...e foi essa pontinha ainda que me deu curiosidade de ler o livro e por ela vou dar uma chance ao livro.
Parabéns pela resenha.
Bj