Título: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Autor: Jenny Han
Páginas: 316
Editora: Intrínseca
Autor: Jenny Han
Páginas: 316
Editora: Intrínseca
SINOPSE: Lara Jean guarda suas cartas em uma caixa de chapéu que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de namorados, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que já amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos. Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Olá pessoas do mundo inteiro! Hoje eu trago para vocês a resenha desse livro incrível que eu li há algumas semanas. Estava louca de vontade de vir logo aqui pro blog e fazer essa resenha para vocês, porque olha, sem sombra de dúvidas esse livro entrou pra lista dos favoritos da vida (♥). Então, espero que logo depois de ler essa resenha vocês corram pra livraria mais próxima ou pra primeira loja online que conseguirem pensar e o comprem logo. Garanto que vale cada centavinho gasto.
"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."
O livro é narrado em primeira pessoa por Lara Jean, uma garota de 16 anos, filha do meio de três irmãs que perderam a mãe precocemente e tem sua família formada por elas mesmas e seu pai. Lara Jean, Kitty - a irmã mais nova -, e Margo - a mais velha - são bastante conformadas com a perda da mãe e muito, muito unidas. A vida delas segue no ritmo normal até a hora da despedida. Margo está indo para a Escócia para fazer faculdade e isso deixa Lara Jean bastante desestabilizada. Margo sempre foi seu porto seguro e modelo de irmã perfeita.
Para piorar a situação, todas as cartas de amor que Lara Jean escreveu para suas antigas paixões foram enviadas aos seus destinatários. As cartas não eram exatamente do tipo românticas e apaixonadas. Eram cartas de despedida. Um encerramento para aquele sentimento. E agora Lara Jean terá que lidar com as reações de cada garoto por quem ela já foi apaixonada. Bem, e aí vocês já podem imaginar a confusão que deu. E isso envolve trazer a tona paixões antigas, um namoro falso e descobrir sentimentos que Lara Jean nem sabia que existia.
Vocês devem estar se perguntando "tá, Carla, legal. Mas o quê esse livro tem de tão especial?". Bem, eu não posso falar mais nada. Nada mesmo. Se eu disser qualquer coisa sobre a história em si seria uma enxurrada de spoilers. (E spoilers aqui não né?!).
Esse livro é um YA, e eu sou apaixonada por clichês, mas esse livro não é um. Não é um livro só sobre paixões na adolescência e etc. É bem mais que isso. É sobre amadurecimento, família, e aceitar que mesmo aquele sentimento arrasador que te deixa sem chão, um dia pode acabar também. Nem tudo dura pra sempre. Poucas coisas duram, na verdade. É muito legal ver a forma como a protagonista amadureceu ao longo da história. De início ela é uma garota dependente da irmã e insegura. Mas ela aprende com seus erros, e arrisca. Ela se vê crescer.
A escrita da Jenny Han é incrível. Esse livro tem 316 páginas mas eu leria da mesma forma mesmo se tivesse 800. Em nenhum momento a história se tornou cansativa ou massante, tanto que eu li esse livro em poucas horas, e não pelo enredo ser fraco. Porque não é. Mas porque eu não conseguia parar. E no fim eu até me arrependi de ter lido tão rápido, fiquei com aquela ânsia de querer terminar pra saber o que ia acontecer mas também não queria que o livro acabasse (coisa de leitor). A autora trabalhou bastante na personalidade de cada personagem, o que faz com que cada um seja único e suas atitudes também. É imprevisível, e apaixonante. Você se apega muito a cada um deles e não sabe o que vai acontecer até a última página e isso me deixou muito ansiosa. O desfecho desse livro então... Só te faz ficar com vontade de ler ainda mais. Preciso da continuação pra ontem, por favor!
"E eu me pergunto como é ter tanto poder sobre alguém. Acho que não quero isso; é muita responsabilidade ter o coração de uma pessoa nas mãos."
Isso é tudo, pessoal. Para Todos Os Garotos Que Já Amei é um livro incrível e Jenny Han é mesmo o máximo (gastei muitoooos post-its marcando quotes no livro). Quero ler tudo dessa autora já! Leiam esse livro assim que puderem, sério, vale muito, muito, muito a pena.
Até mais!
Pode até parecer gay, por eu ser um garoto, mas mdsss, você não faz idéia do quanto eu amei esse livro! Pensei que seria aquela coisa melosa e açucarada mas a escrita dessa autora é mesmo fascinante. Preciso muito do segundo livro.
ResponderExcluirÓtima resenha, você escreve bem demais e expressou a mesma opinião que eu.
Abraço!
Obrigada, é muita gentileza sua.
ExcluirHahahaha, e concordo plenamente! Jenny Han consegue falar de amor de uma forma tão simples como se falasse de uma ida a padaria.
Beijos!
Ahhh que amorzinho!
ResponderExcluirSou louca pra ler esse livro desde que soube da existência dele hahaha.
Adoro livros com essa temática. Fiquei com mais vontade de ler!!
Bjs
Um Amor de Livro
Pois é, haha só essa capa já tinha me deixado louca por ela. Quando finalmente li foi amor á primeira vista ♥
ExcluirBeijos!
Apesar de ter uma pessoa na capa (não consigo gostar) eu acho essa capa tão lindinha *-* Também faço isso, fico extremamente ansiosa pra ler logo e quando acaba fico tipo "cadê? volta. como assim?" heheheh Adorei a resenha
ResponderExcluir-Mari
Também não sou fã de capas com pessoas (toca aqui!) mas amo essa! Acho que eu ter gostado tanto do livro influenciou um pouco nisso haha
ExcluirBeijos!
Esse livro parece ser bem amorzinho! Já ouvi falar, e muito, afinal, caiu no gosto de diversas blogueiras ano passado, e resenhas falando super bem não faltou! Hahaha.
ResponderExcluirA sua só aguçou mais ainda minha curiosidade.
Abraços,
http://ser-escritora.blogspot.com.br
Que bommmm, quanto mais pessoas lendo essa maravilha melhor! Haha
ExcluirBeijos!
Esse livro sempre mim chama bastante atenção quando passo nas livrarias,mais nunca tive interesse em ler.
ResponderExcluiradorei sua forma de fazer resenha Carla <3
Obrigada Bruno, <3
ExcluirProcura interesse aí, poxa, haha, esse livro é demais!
oi Carla, estou doida por esse livro e essa sua resenha só me deixou com mais vontade de ler, não vejo a hora de comprar.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, amei.
Beijos
Compre assim que puder, Suenen! Vale muitíssimo a pena mesmo.
ExcluirBeijos!