Papo de Estante: Qual seu gênero literário?

   Olá pessoas do mundo inteiro!
   Que o mercado dos livros cresce a cada dia não é novidade. E com isso, o número de leitores e escritores tem crescido muito, o que é ótimo. Outra coisa que também está crescendo a cada dia com isso são os gêneros literários. Teoricamente, e de acordo com o que a gente aprende na escola, os gêneros literários são três: épicodramático e lírico. Porém, a todo momento surgem novos "sub-gêneros", que são os, digamos assim, filhos dos três grandes gêneros. Entenderam? Ótimo. 
   Os sub-gêneros são classificados de acordo com a temática do livro, faixa etária, tempo e muitos outros etceteras. E eles são muitos mesmo, então, aqui nesse post não vou falar sobre todos, só alguns, os mais populares. Certo? Certo.

  • New Adult (NA)
      

   Creio eu, que esse é o gênero literário que mais tem crescido ultimamente. O New Adult são os livros voltados para os "novos adultos". Os protagonistas são mais maduros, dos dezoito aos vinte e poucos anos e a temática é voltada para assuntos como sexo, primeiro emprego, amadurecimento, faculdade e etc.

  • Young Adult (YA)
   

   Esse é o gênero que fica entre o infantojuvenil e o new adult. Voltado para pessoas de 14 a 20 e uns anos. Além dos livros com personagens adolescentes também são YA livros em que os protagonistas são adultos mas se comportam como adolescentes.


  • Infanto Juvenil
      

      Esse é um gênero literário que eu gosto bastante. É dedicado principalmente às crianças e pré-adolescentes. Os livros infanto juvenis precisam ser de fácil entendimento e interessantes o bastante para que a criança/pré-adolescente seja estimulada a ler.


  • Drama
      

   Os livros dramáticos são aqueles em que não há nada cômico. Quando se trata de um assunto "sério", quando existe um conflito e os acontecimentos narrados podem muito bem ocorrer na vida real. Quando o fato principal do livro causa dano, dor e sofrimento ao protagonista. 


  • Fantasia
      

  Esse é um gênero bem simples de diferenciar. Os acontecimentos nos livros desse gênero são aqueles que muito provavelmente nunca aconteceriam na vida real. Coisas do tipo dragões, anjos, vampiros e lobisomens.

  • Romance
      

   Romance também é um dos meus favoritos. O romance retrata sempre uma história de amor. O sentimento é eleito como o tema principal. Esse amor pode ser retratado de várias formas como a família, amizade, namoro, casamento e etc. (Lembrando de que estamos falando do sub-gênero, o "romance romântico").

  • Comédia
      

   O gênero literário comédia é algo bastante relativo, pois o que é engraçado para um pode não ser para outro. Porém, existem livros que são voltados principalmente para fazer o leitor rir, com cenas cômicas e etc.

  • Romance Policial
      

   O Romance policial é um gênero muito popular que é caracterizado pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo de gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida.


  • Terror
      

  Terror ou horror é um gênero que eu nunca li. Sou muito medrosa mesmo e esse gênero tem a intenção ou capacidade de aterrorizar ou assustar os seus leitores, através da inclusão de sentimentos de horror e terror. O terror pode ser tanto sobrenatural, como não-sobrenatural. 


  • Ficção Científica
      

  Ficção científica é o gênero que define qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial.

  • Distopia
      

  De acordo com o dicionário, distopia é lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação. Distopia é o contrário uma utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, e por opressivo controle da sociedade. Geralmente o tempo é futurístico e há um ou mais protagonistas que são contra as regras impostas pelo governo, organização "líder" ou sociedade.

  • Erótico
      

  A literatura erótica é um gênero literário que eu nunca li e nem pretendo, utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais. Pode também ser chamada de literatura pornográfica, se as cenas sexuais são realmente muito explícitas. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance de uma forma mais madura e picante. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Sick-lit
      

   Sick-lit significa literatura-enferma, e é o termo usado para classificar os livros que tem em sua narrativa personagens com doenças terminais, depressão ou tendências suicidas.

  • Chick-lit
          

   Chick lit é um gênero que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Geralmente são classificados como "livro de mulherzinha", a literatura chick-lit apresenta enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante, sem nenhuma pretensão a não ser entretenimento.

   Então é isso, pessoal. Claro que não listei todos os gêneros literários, se o tivesse feito teria postagem até o ano que vem haha. Os meus preferidos aí são sick-lit, romance, drama, infanto-juvenil, YA, NA, e muuuuitos outros. Mas também tenho muita vontade de ler uma distopia, pois nunca li uma que não seja A Seleção da Kiera Cass, e cá entre nós, acho que A Seleção não é lá uma distopia daquelas, né?

   Mas e aí? Quais seus gêneros literários favoritos?

Até mais!

17 comentários:

  1. adorei o post realmente não sabia o que era alguns dos gêneros listados ai e sobre a seleção também acho que não é uma distopia porque a história foca mais no amor e na seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém concorda comigo \o/
      Beijos!

      Excluir
  2. Lendo seu post percebi que gosto de mais gêneros do que achava que gostava. De New Adult até romance policial, sem deixar de fora a fantasia e distopia. As vezes eu gosto de ler um infanto juvenil pra relaxar a cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo pessoas que sabem gostar de tudo haha <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Pelo amor!!!
    Assim minha lista só aumenta,rsrsrs...
    Como gostaria de ser rica para poder adquirir todos :(
    Meu gênero favorito é o romance, amo demais da conta.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser rica é uma vontade mútua haha. Romance também é um dos meus favoritos.
      Beijos!

      Excluir
  4. Amoooooo Chick lit. Mas, leio tudo.
    o que menos gosto é terror.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou fã de terror, nem filmes nem livros. E Chick-lit é... <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Leio de tudo, tudo mesmo. Não importa o gênero, mas a qualidade da história. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo redondamente. Mas tem alguns gêneros que pra mim não desce haha

      Excluir
  6. Olá,amei seu post!
    Eu leio de tudo mas tenho fraco por romances e fantasia hahahahaha
    Lindo seu blog,bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia também é um dos meus favoritos, principalmente quando a realidade ta ruim haha
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu costumo ler livros de todos os gêneros, mas os meus preferidos são Chick-lit, new adult e romances!
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leio de todos mas os meus favoritos também são esses, toca aqui haha
      Beijos!

      Excluir
  8. Amei seu post, esclarece muito os novos gêneros que estão sendo distribuídos por aí.
    meus favoritos são, romance, distopias, fantasias e drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é mesmo... <3 Mas sempre quis ler uma distopia :'(
      Beijos!

      Excluir
  9. Ótima postagem. Sempre fico meio confusa com a separação de gêneros :)
    Ai, é difícil escolher meus gêneros favoritos... acho que romance policial, terror, NA e sick-lit... ou todos kkk difícil!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir